TRT8 realiza doação de carros para diversas instituições
Na última quarta-feira (19), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região formalizou a doação com a entrega de 25 veículos usados de sua frota institucional para uso de diversas instituições públicas no âmbito municipal, estadual e federal, além de entidades não governamentais. A doação ocorreu pela manhã e a tarde no edifício sede do TRT8, em Belém. Durante a manhã, foram doados 14 veículos para a Polícia Militar do Pará, 01 carro para a Guarda Municipal de Belém (GBEL), 02 carros para o Hospital Universitário Barros Barreto e 04 veículos para o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil.
Os veículos foram doados em razão do recebimento de novas viaturas adquiridas pelo Tribunal com recursos ainda existentes no orçamento do ano de 2016. Com os novos veículos recebidos, foi possível doar os antigos, inclusive para reforçar estrutura de segurança em área de atuação mais intensa da JT, como o município de São Félix do Xingu, que recebeu duas camionetes doadas para a Polícia Militar e uma para a Polícia Civil, ampliando a estrutura de segurança no município, bem como a parceria mantida entre o TRT8 e essas instituições de segurança local.
A gerente administrativa do Complexo de Hospitais Universitários, Ivana Brito de Souza, elencou as dificuldades enfrentadas pelos hospitais públicos e disse que os veículos serão usados no atendimento aos pacientes. "Esses carros serão os nossos carros porque a nossa frota está toda quebrada. Esses carros são muito bem vindos para uma série de atendimentos, inclusive o atendimento ao paciente no lar, porque se a gente viabiliza isso a gente tira ele da internação, melhora a condição dele de saúde e, com certeza, melhora os custos desse atendimento."
A Polícia Militar, instituição que recebeu o maior número de doações, lembrou a situação do Brasil que tem uma das maiores taxas de homicídios do mundo e os esforços que têm sido feito pelo governo para melhorar a condição de trabalho da polícia. "Este ano a frota operacional do estado foi toda renovada, foram 850 veículos e 750 motocicletas. Os equipamentos serão direcionadas para atividade meio, mas que é tão importante quanto a atividade fim, pois permite que a atividade fim consiga trabalhar de forma mais adequada. Não tenho dúvida de que o tribunal dá um belo exemplo para a nação e para o estado do Pará. É um gesto louvável que sirva de exemplo para os demais órgãos", declarou o Cel Hilton Benigno.
O representante do INAC, Júlio Cesar Hessel, agradeceu a doação e explicou a atuação da entidade no reaproveitamento de bens doados. "Somos um centro de recondicionamento de computadores que tem uma parceria com o governo federal. Nós temos cursos gratuitos para jovens carentes da zona leste de São Paulo, uma região de alta criminalidade. Nós recondicionamos os bens doados e devolvemos para entidades de todo o Brasil, inclusive aqui em Belém."
No mesmo dia, no período da tarde, foi a vez do Exército e da Polícia Civil receberem os bens que foram doados. A assinatura do termo de doação aconteceu na antessala da presidência do Tribunal e contou com a presença da presidente do TRT8, Desembargadora Suzy Koury, do Comandante da 8ª Região Militar, general Anísio David de Oliveira Júnior, e do Diretor de Polícia do Interior, Delegado Silvio Maúes, representando o delegado Geral de Polícia Civil do Estado.
Para o Exército foram doados três veículos, uma camionete e dois carros pequenos. O comandante geral do Exército classificou a doação como um avanço muito grande, pois mostra a capacidade das instituições públicas, de diferentes esferas, trabalharem de forma conjunta."Essa doação terá uma repercussão muito grande porque nós utilizaremos as viaturas em diversas atividades administrativas, principalmente na fiscalização de produtos controlados, aumentando nossa fiscalização e com isso trazendo maior sensação de segurança para a sociedade, porque poderemos empregá-las na fiscalização da fabricação de explosivos, utilização de armamentos, missão que cabe ao Exército. Aliado a isso, a capacidade do TRT em enxergar diversos parceiros, fortalecendo as instituições e passando a mensagem que as instituições governamentais precisam, necessitam e têm obrigação de trabalhar juntos. Esse é um belo exemplo dado pelo TRT8."
A Polícia Civil recebeu uma camionete que será usada nas ações de investigação desenvolvidas no município de São Felix do Xingú, no sul do Pará. Esta foi a primeira vez que a polícia foi contemplada nesse tipo de doação realizada pela justiça do trabalho no estado. Segundo o diretor de polícia do interior, a doação é um gesto significativo do TRT8 que faz parte do contexto das relações institucionais, de parceria com um órgão federal de extrema importância no processo de cidadania, já que tem a finalidade de garantir o equilíbrio da justiça na relação de trabalho. "Será utilizado no trabalho de investigação, que é o que caracteriza efetivamente aquilo que nós fazemos, e será de extrema importância. Nesse sentido, é uma ferramenta de trabalho a mais à disposição do órgão."O delegado ressaltou ainda que o veículo é muito apropriado para as ações da polícia civil no município localizado no sul do estado do Pará, considerado de difícil acesso. "Nós temos algumas situações que são de responsabilidade apuratória da polícia no meio rural , que caracteriza muito a região, e um instrumento desta natureza tem uma capacidade de produzir resposta de mobilidade muito grande. Com certeza, vai facilitar nosso trabalho de investigação no território de São Felix do Xingú, que é um município muito grande."
A Presidente do TRT8, Desembardora Suzy Koury, frisou a importância da cooperação entre os órgãos para garantir cidadania. "Nós temos a consciência de que só com a cooperação de todos os órgãos o nosso país vai pra frente. Nós sabíamos que não tinha como a justiça do trabalho chegar a São Felix do Xingu e nada mudar. Era preciso que a população sentisse que as coisas estavam mudando. Era preciso viabilizar veículos para que fosse possível levar cidadania para a região. Essa cooperação move os servidores do regional quando começam a preparar os processos de doação e tem a sua culminância em um dia como hoje, em que fizemos alguma coisa como cidadão para contribuir para a melhoria do país. Se todos fizerem o seu papel acho que nós vamos conseguir desenvolver este país".
De acordo com o setor de Transporte do TRT8, os veículos doados já não atendiam mais ao tribunal pois já tinham mais de dez anos de uso e foram adquiridos novos veículos para substituir os antigos. Até o mês de outubro deste ano mais veículos serão doados.