Presidente do TRT8 fará visita ao Fórum trabalhista de Macapá
Acompanhada da vice-presidente do TRT8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, assinará termo de parceria entre o Tribunal e a Policia Militar do Amapá, o que permitirá a ampliação da ronda da PM no entorno do Fórum, localizado na área administrativa daquela capital.
Também estará em Macapá a desembargadora Valquíria Norat Coelho, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC), para visita às dependências que será instalado o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (CEJUSC – Macapá), atendendo a uma recomendação do Corregedor Nacional, levando àquela cidade a experiência positiva que o Tribunal possui com a implantação do CEJUSC de Belém, conhecido como "Quintal da Conciliação", que completará um ano no próximo mês de julho. Em Macapá, o CEJUSC se chamará “Cantinho da Conciliação”, absorvendo a nomenclatura do ambiente já criado na 1ª VT de Macapá, que tem produzido bons resultados de conciliação. A inauguração do espaço está prevista para o próximo dia 21 de maio, marcando a abertura da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que ocorrerá em todo o Brasil, de 21 a 25 de maio.
Em Belém, o CEJUSC começou a funcionar integralmente no dia 03 de julho de 2017, com o nome "Quintal da Conciliação", atendendo as audiências de 1º grau. Até o momento, as varas que participam do CEJUSC em Belém, são a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 11ª 13ª, 16ª e 19ª. Para realizar as audiências de 2º grau, o CEJUSC funciona no terceiro andar do prédio-sede desde agosto de 2017. O espaço tem contribuído para melhorar os resultados com as conciliações no âmbito da Justiça do Trabalho, desenvolvendo o diálogo entre as partes e colaborando para a agilidade do processo pois, dependendo da vara onde se encontre, pode acelerar em até 6 meses o tempo de espera do jurisdicionado.
Semana Nacional de Conciliação Trabalhista
Este ano o TRT8 pretende repetir os resultados positivos da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista de 2017, quando totalizou quase R$ 15 milhões em homologações.
Os interessados em conciliar processos que tramitem na Justiça do Trabalho já podem procurar as varas trabalhistas e manifestar seu interesse, solicitando que seja listado na pauta dos processos que serão analisados no período de 21 e 25 de maio. Além disso, o jurisdicionado pode procurar os CEJUSC’s, tanto de 1º quanto de 2º Grau para pedir que o processo seja pautado para a Semana.
O slogan “Sempre dá pra conciliar”, visa ressaltar a possibilidade de as partes recorrerem, em qualquer momento da ação trabalhista, ao pedido de conciliação.
Veja o motivo do porquê conciliar no CEJUSC.
Contatos:
Contato CEJUSC-JT 1º Grau Belém: (91) 4008-7138
E-mail: cejusc1grau@trt8.jus.br
Contato CEJUSC-JT 2º Grau Belém: (91) 4008-7125
E-mail: cejusc2grau@trt8.jus.br.