Presidente do TRT8 empossa novos gestores

Quatro assessores farão parte da gestão no biênio 2018/2020
Na foto, os novos assessores e diretores com a presidente do TRT8

Foram empossados na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro de 2018, quatro servidores para exercer cargos em comissão na nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

A cerimônia de posse ocorreu na antessala da Presidência do TRT8 e foi presidida pela desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, nova presidente do tribunal, que tomou posse no último dia 07 de dezembro.

Os servidores que exercerão cargos em comissão na nova administração do Tribunal referente ao biênio 2018/2020 são Rodopiano Rocha da Silva Neto, George Rocha Pitman Júnior, Márcia Martins Corrêa e Helaine Cunha de Carvalho.

Rodopiano Neto foi empossado pela presidente no cargo de Diretor-Geral do TRT8. Nos últimos dois anos, Rodopiano Neto exerceu o cargo de Coordenador de Gestão Estratégica. Agora, ele substitui na função o servidor George Rocha Pitman júnior, que foi empossado no cargo em comissão de assessor chefe da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas. "É um cargo extremamente importante. O mais alto cargo que um servidor pode ocupar. É a segunda vez que tenho a oportunidade de ocupar esse cargo substituindo o George, que passou mais de 10 anos de experiência no cargo. Não é fácil. Admiro muito essa competência e esse profissionalismo do George na condução da diretoria geral. Agradeço muito essa oportunidade nesse cenário, um cenário extremamente desafiador. Como todos sabem, são anos bem difíceis para toda a Justiça do Trabalho e, em especial, para a Oitava Região. A esperança é que vamos sobreviver bem a esse processo."

O novo Diretor-Geral destacou que a administração será focada no diálogo, na transparência e em uma gestão criativa para auxiliar a presidência na condução do tribunal nos anos de 2019 e 2020, que serão anos difíceis. "O principal desafio é a questão orçamentária para que a gente continue realizando uma boa prestação jurisdicional. A Dra Pastora tem enfatizado muito que é fundamental a questão da manutenção do bom clima organizacional. É outro desafio grande que vamos passar em função da redução da nossa força de trabalho, em função de que muitas pessoas estão se aposentando sem a gente ter condições de prover esses cargos e, fortemente, atacar a melhoria da governança e da gestão, que é uma diretriz que a presidente tem como proposta para os próximos anos."

Também foram empossadas pela nova presidente do tribunal, as servidoras Márcia Martins Corrêa, que deixou a Seção de Cadastro e Provimentos para assumir o cargo de Secretária-Geral da Presidência, e Helaine Cunha de Carvalho no cargo de Coordenadora de Administração e Pagamento de Pessoal. A nova coordenadora de pagamento de pessoal se disse otimista com a nova gestão. "As expectativas são melhores possíveis, porque eu tenho uma equipe muito boa. Espero continuar contando com todos,e espero colaborar sempre e servir, porque essa é a nossa missão aqui. Espero que seja tudo um sucesso."

Os quatro servidores empossados prestaram o compromisso regimental  e foram declarados empossados pela presidente. Durante a posse, a desembargadora Pastora Leal reiterou o que disse em seu discurso de posse sobre a formação da equipe que vai atuar  junto com ela na administração pelos próximos dois anos. "Quando uma nova gestão assume é necessário que se façam alguns ajustes, até para viabilizar aqueles que possam desenvolver o seu potencial. Os cargos em comissão são efetivamente algo para que  a gente utilize em prol da gestão. Então, as pessoas assumem eventualmente, mas nada obsta que outros possam entrar. Quero reiterar para aqueles que saíram do cargo para que outros assumissem, que isso não tem uma conotação pessoal, nem significa que não tenham competência para aquele cargo. É só uma questão de ajuste, de possibilitar novas oportunidades, incentivar os potenciais. O ideal seria que pudéssemos comissionar a todos, porque todos são muito dedicados e eficientes. A palavra confiança aqui não quer dizer só uma confiança pessoal e sim um alinhamento ao meu projeto de gestão."

Ao final, a presidente do TRT8 entregou o pin do TRT8, que identifica os servidores ocupantes de cargos em comissão de direção e assessoramento, para as duas novas gestoras que não o possuíam.

A cerimônia de posse dos novos assessores contou com a presença de desembargadores, servidores e familiares.

Veja fotos aqui.