TRT-8 celebra 114ª edição da Revista do Tribunal com Palestra Magna sobre neoliberalismo

Obra reúne diversos trabalhos científico/jurídico, além de resgatar temas tratados no simpósio realizado em 2024
#ParaTodosVerem: Foto em espaço fechado, com o sociólogo Christian Laval em um telão e o professor Jean François Yves Deluchey a
#ParaTodosVerem: Foto em espaço fechado, com o sociólogo Christian Laval em um telão e o professor Jean François Yves Deluchey ao lado.

Para marcar o lançamento da 114ª edição da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), o TRT-8 promoveu, na última sexta-feira (31), a Palestra Magna “Do Neoliberalismo ao Neofascismo: governar por meio da guerra”, realizada no auditório da ECAISS. O evento reuniu acadêmicos, pesquisadores e profissionais do direito, e contou com a participação de nomes como o sociólogo Jean François Yves Deluchey (UFPA), a professora Bárbara Lou da Costa Veloso Dias (UFPA), o diretor-adjunto da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará, José Adaumir Arruda da Silva, e a desembargadora do trabalho Suzy Elizabeth Cavalcante Koury.

Uma nova fase editorial

A nova edição da revista apresenta artigos científicos e jurídicos assinados por autores com titulação de doutorado, além de abordar temas discutidos no Simpósio Internacional Neoliberalismo e Alternativas (Gena-Amazônia), realizado em 2024.

Na abertura da palestra, a desembargadora Suzy Koury destacou o papel transformador da publicação. “É uma revista que marca a evolução do Tribunal da 8ª Região. Queremos que os frutos desse trabalho cheguem à sociedade e que não se limitem ao simpósio. O Gena é um movimento contínuo, e seguiremos atuando junto à população.”

Gena-Amazônia: pesquisa crítica na região

O grupo Gena-Amazônia, coordenado pelos professores da UFPA, Jean François Yves Deluchey e Bárbara Dias, foi lançado no Simpósio de 2024. Ele está integrado à rede mundial de pesquisa Gena (Grupo de Estudos sobre Neoliberalismo e Alternativas), que conta com 50 membros de vários países. De acordo com Deluchet, as manifestações do neoliberalismo na Amazônia são agudas e precisam ser debatidas.

“O neoliberalismo impõe uma lógica mercantilizada e financeirizada da vida, dificultando que as pessoas desenvolvam seus próprios modos de viver, sejam eles tradicionais ou modernos, como o rap nas periferias ou culturas afrodescendentes reprimidas”, explica.

A professora Bárbara Dias reforçou que o neoliberalismo não se limita à ideia de Estado mínimo. “Ele pode ser tanto nacionalista quanto globalista, e está profundamente ligado ao Estado. Trata-se de um Estado de segurança máxima, como vimos na chacina do Rio de Janeiro e na forma como os corpos da Amazônia são tratados.”

Reflexão internacional

A Palestra Magna foi ministrada de forma telepresencial pelo professor Christian Laval, referência internacional nos estudos sobre neoliberalismo. A estudante de Ciências Sociais da UFPA, Anna Luiza Barros, destacou a importância da aula. “Admiro muito o trabalho do professor Laval com Pierre Dardot. Participar deste debate com minha professora e colegas é uma oportunidade valiosa para entender meu papel como cientista social nesse cenário neoliberal.”

A 114ª edição da revista já está disponível no portal do TRT-8. Entre os autores, está José Adaumir Arruda da Silva, que participou do simpósio e contribuiu com um artigo científico. “Esse trabalho foi extremamente fecundo e gerou reflexões críticas relevantes. A revista é um produto duradouro desse esforço coletivo, e tive a honra de contribuir com um artigo que sintetiza os debates do seminário.”