TRT–8 investe em assistentes de Inteligência Artificial (IA) para otimizar o processo de Gestão de Riscos

Essa implementação tem o objetivo de tornar a etapa de identificação de riscos automatizada e simplificada
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo azul, centralizado, um homem branco usando roupas sociais e mexendo em um tablete.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo azul, centralizado, um homem branco usando roupas sociais e mexendo em um tablet.

A gestão de riscos no TRT da 8ª Região faz parte da etapa de controle da gestão, identificando os riscos específicos e potenciais a serem identificados e gerenciados, além de desenvolver os controles internos necessários para a diminuição de tais riscos. 

Pensando na melhoria dessa identificação de riscos, a Seção de Gestão de Riscos (SeRIC) do TRT-8, integrou  inovação tecnológica a este processo para ter mais eficiência e segurança processual. O ponto principal dessa modernização é a implementação de Assistentes Virtuais baseados em Inteligência Artificial (IA), que atuam no ambiente do Chat-JT.

Os novos assistentes de IA foram desenvolvidos para atuar como catalisadores do conhecimento institucional, dando suporte técnico aos gestores(as) em duas áreas de alta complexidade, a primeira é nas contratações públicas, com um assistente especializado em identificar riscos em processos licitatórios e contratos. A segunda, é na área de riscos institucionais, com um assistente sendo uma ferramenta versátil para apoiar análise de riscos e projetos, processos e atividades de qualquer unidade administrativo ou jurídica.

Abaixo, o TRT-8 separou uma orientação de como deve ser  feita a identificação de riscos utilizando os assistentes virtuais:

Coleta Contextualizada: O usuário insere no assistente os dados de contexto interno e externo e documentos normativos pertinentes ao processo, esta etapa garante que a IA opere com base em dados confiáveis.

Geração Estruturada: A IA processa o contexto e sugere instantaneamente a estrutura completa do risco: Objetivos Impactados, Eventos de Risco, Causas e Consequências, e Controles para redução.

Validação Técnica: O(a) gestor(a), utilizando sua experiência e conhecimento tácito, realiza a análise crítica, valida as sugestões da IA e complementa o mapeamento conforme a necessidade. 

O objetivo institucional é melhorar as habilidades dos(as) servidores(as), direcionando o foco do trabalho para a análise crítica e a tomada de decisão, visto que, com a etapa de identificação de riscos automatizada e simplificada, o tempo dos(as) servidores(as)  é redirecionado para a análise e avaliação e tratamento e monitoramento, que são as fases de maior valor estratégico. 

Essa ação, reforça o compromisso do Tribunal com a  excelência na governança e o alinhamento com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Confira abaixo os links disponibilizados para o acesso direto aos assistentes de IA e a todos os documentos de apoio e referência. 

Assistentes de IA (Chat-JT):

● Assistente de Riscos em Contratações

● Assistente de Riscos Institucionais

Planilhas Simplificadas:

● Planilha Modelo de Riscos Institucionais

● Planilha Modelo de Riscos nas Contratações

Documentos de Apoio e Referência:

 Cartilha de Gestão de Riscos nas Contratações do TRT8

● Cartilha de Gestão de Riscos Institucionais do TRT8

● Guia Básico de Conhecimentos sobre Gestão de Riscos

 Checklist de Gestão de Riscos do TRT8