TRT-8 realiza 19ª edição da Primavera dos Museus

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio do Memorial Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos, realizou no último dia 18 de setembro a 19ª edição da Primavera dos Museus. O evento, trouxe como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, destacando o papel dessas instituições na preservação, no debate e na ação diante de um dos maiores desafios da atualidade.
A iniciativa foi uma oportunidade de reflexão sobre como os museus podem contribuir para a conscientização ambiental e para a busca de soluções sustentáveis, reforçando sua função como espaços de memória, educação e transformação social.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da OAB Amapá, Israel Gonçalves da Graça, da presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida e com a vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. Em seu discurso, a presidente ressaltou a relevância do evento e a importância da preservação dos museus como lugares que contam histórias e guardam memórias.
“Nosso objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade, promovendo a conscientização ambiental e valorizando o patrimônio natural e cultural que também faz parte da nossa história. Afinal, preservar a memória não é apenas olhar para o passado, é cuidar do presente e projetar um futuro mais justo e sustentável”, destacou.
Após a abertura, foi ministrada a palestra “Museus e Mudanças Climáticas” pela professora Dayseane Ferraz, que refletiu sobre a conexão entre sociedade e natureza. “O museu guarda vestígios dessa relação da sociedade com os rios, com a natureza, com o seu patrimônio cultural, material e imaterial. É um espaço de aprendizado para todos nós”, enfatizou.
O momento contou com a participação de alunos da escola Estadual Magalhães Barata, servidores, servidoras e magistrados(as) do TRT-8.