Pleno aprova lista tríplice para promoção para desembargo do TRT-8

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 9, a lista tríplice para a promoção, pelo critério de merecimento, para vaga de desembargador. Pela ordem de classificação, constam na lista tríplice: a juíza Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, da 19ª Vara do Trabalho de Belém; o juiz Fernando Jesus de Castro Lobato Junior, da 16ª VT de Belém; e a juíza Melina Russelax Carneiro, da 17ª VT de Belém.
O corregedor regional do TRT-8, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, apresentou o relatório após avaliação dos magistrados, que levou em consideração quesitos como produtividade e celeridade na prestação jurisdicional. O magistrado agradeceu aos membros da comissão de avaliação, e também à Presidência e à Diretoria-Geral do TRT-18, que propiciaram um local para sua participação por videochamada na sessão extraordinária, enquanto cumpria agenda pelo TRT-8, em Goiás. A participação garantiu quorum mínimo para a aprovação da lista, que agora será encaminhada ao presidente da República para a nomeação.
O desembargador Marcus Augusto Losada Maia, ex-presidente do TRT-8, destacou o trabalho da comissão de avaliação. “Talvez essa seja a comissão mais ‘espinhosa’, eu diria, que nós temos aqui, porque é muito complicado nós avaliarmos os colegas de 1º grau. E não há como negar - quem já participou dessa comissão sabe disso - que o trabalho é exaustivo, é complicado de ser feito. Como eu acompanhei o processo de avaliação durante o tempo em que estive na administração do Tribunal, queria aqui agradecer a cada um e a cada uma que participou, porque tenho absoluta convicção de que tiveram um desempenho exemplar - ainda que o processo tenha se alargado no tempo”.
O magistrado se referia ao longo tempo que a vaga para desembargador do TRT-8 está aberta - desde novembro de 2023, em decorrência da aposentadoria do desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho - o que também se reflete no acúmulo de processos e julgamentos, que agora podem retomar a celeridade pela qual o TRT-8 é conhecido na Justiça do Trabalho. Assim, a chegada de mais um(a) colega ao 2º grau foi celebrada pelo Pleno. “Participei da comissão e realmente é uma tarefa de caminho espinhoso. Eu desejo muita sorte aos candidatos na lista tríplice e quero dizer que a 2ª Turma do Tribunal está de portas abertas e aguardando sua chegada com ansiedade”, disse o desembargador Paulo Isan Coimbra da Silva Junior.
Ao encerramento da sessão extraordinária, a presidente do TRT-8, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida também manifestou agradecimento à comissão de avaliação, ao TRT18, que garantiu acesso do corregedor regional à votação, e celebrou a aprovação da lista tríplice por unanimidade no Pleno. “Parabenizando também a todos que compõem a lista”, finalizou.
A juíza Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, primeira colocada na lista, acompanhou a sessão presencialmente, na sede do TRT-8 em Belém, e ao final, comentou sobre a avaliação. “Eu entendo que o magistrado deve encarar essa avaliação com muito profissionalismo. Não apenas como uma medição do seu trabalho, porque nós sabemos que grande parte dessa avaliação é pautada em números. E números, embora possam parecer exatos, em termos de processo judicial talvez possam apresentar alguma distorção em termos de realidade, de trabalho. Mas eu respeito sempre, já participei de três processos de promoção, sempre respeitei a comissão de avaliação, fiz as objeções ou impugnações quando eu as achei pertinente fazer, mas também sempre com muito respeito e com muito profissionalismo”, reforçou.
A sessão extraordinária segue disponível no canal do TRT-8 no Youtube.