Justiça Itinerante atende população de São Miguel do Guamá

Reforçando o compromisso de levar a Justiça do Trabalho para mais perto da população, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou, no dia 26 de março, mais uma edição da Justiça Itinerante. Desta vez, a ação ocorreu no município de São Miguel do Guamá, no Nordeste paraense, onde foram realizados atendimentos e ajuizamento de reclamações trabalhistas.
O ponto de atendimento foi instalado no Porto Futuro, e ao longo do dia, 59 pessoas buscaram assistência junto à equipe do TRT-8. Desses atendimentos, oito reclamações trabalhistas foram ajuizadas, garantindo acesso direto à Justiça para a solução de conflitos trabalhistas.
A equipe responsável pela ação foi composta pelo Diretor de Secretaria, Anailton dos Reis Nascimento, e pelos servidores Marcos Cardoso de Oliveira e José Keilon Cruz Raiol.
O Diretor da Secretaria, Anailton dos Reis Nascimento, conta que está muito feliz com a itinerância em São Miguel do Guamá pois o aumento na quantidade de atendimentos em comparação a 2024 foi significativo.
“Passamos de 17 pessoas atendidas para 59, um aumento de mais de 100%. Isso demonstra a importância da presença da Justiça do Trabalho nas cidades do interior. As pessoas querem saber dos seus direitos, anseiam por informação, foi o que vimos naquele município. Foi gratificante ver algumas pessoas que chegaram cedo, por volta de 04 horas da manhã, saindo com uma resposta a sua demanda, com uma orientação e alguns já com audiência agendada para o dia 05/06/2025.” completou.
Ele também comenta um caso específico que ocorreu durante os atendimentos: “Teve um caso que nos chamou a atenção: um senhor disse que estava em casa e ouviu o carro de som passar em sua rua anunciando a itinerância. Disse que achava que seu caso era sem solução, mas com a chegada da Itinerância [do TRT-8] pode ajuizar a ação que envolve o recebimento de diferença dos valores da rescisão contratual. A audiência ocorrerá no dia 05 de junho.”
A Justiça Itinerante é uma iniciativa fundamental para ampliar o acesso à Justiça do Trabalho, especialmente em cidades do interior, onde muitas vezes a população enfrenta dificuldades para chegar às unidades do Tribunal. O município de São Miguel do Guamá, localizado a 150 km de Belém, tem grande importância na região Guajarina, sendo atravessado pelo rio Guamá e contando com uma população que necessita dessa assistência jurídica especializada.
O TRT-8 segue com o compromisso de levar seus serviços a diferentes localidades, garantindo que os direitos trabalhistas sejam respeitados.