Magistrados e servidores da justiça do trabalho de Macapá participam de capacitação jurídica com foco em desafios contemporâneos

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola Judicial (EJUD8), realizará no dia 14 de outubro o seminário “Justiça do Trabalho: Desafios Contemporâneos”, no Fórum Trabalhista de Macapá. A iniciativa integra o projeto Formação Itinerante EJUD8 – 2025 e tem como objetivo promover a qualificação regional da comunidade jurídica, com foco em temas de grande relevância prática.
O evento é voltado para magistrados e servidores do TRT-8, especialmente do estado do Amapá, além de advogados e estagiários que atuam na Justiça do Trabalho. A programação contará com palestras de especialistas reconhecidos nacionalmente, abordando questões atuais e desafiadoras enfrentadas no cotidiano jurídico.
A juíza Natasha Schneider, vice-diretora da EJUD8, participa do ciclo de palestras com o tema “Recuperação Judicial e Falência: Questões Práticas na Execução Trabalhista”. Segundo ela, a proposta itinerante da EJUD8 atende às especificidades das diferentes regiões que compõem o TRT-8, promovendo soluções alinhadas às demandas locais.
“Nosso TRT abrange dois estados grandes e diversos, com necessidades distintas. A ação é organizada com base nas demandas dos colegas da região, e acredito que o impacto será extremamente positivo. Os temas são eminentemente práticos e visam oferecer instrumentos para lidar com mudanças jurisprudenciais e transformações econômicas locais”, destacou a magistrada.
A programação inclui ainda:
-
“Terceirização e Responsabilidade do Ente Público”, com o Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (participação virtual);
-
“Relações de Trabalho na Atividade Petrolífera”, com o professor Besaliel de Oliveira Rodrigues, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP);
-
“Perspectiva Trabalhista Climática”, conferência de abertura conduzida pelo desembargador Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, do TRT-8.
Serviço
Evento: Seminário “Justiça do Trabalho: Desafios Contemporâneos” – Formação Itinerante EJUD8 – 2025
Data: 14 de outubro de 2025
Horário: 9h às 16h30
Local: Fórum Trabalhista de Macapá, AP
As inscrições podem ser feitas aqui.
Reportagem: Allam William Serrão, jornalista Secom TRT-8