Comissão de Ética

A Comissão de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região tem nova composição. Composta por três servidores, sendo a Coordenadora de Governança Institucional, a Assessora de Desenvolvimento de Pessoas e a Chefe da Divisão de Controladoria Administração, a​ atual composição da Comissão de Ética foi definida pela portaria PRESI nº 714/2020.

Portaria PRESI nº 714/2020

Plano de Trabalho

Entre as atribuições da Comissão estão: dirimir dúvidas a respeito da interpretação e aplicação do referido Código e propor à Presidência soluções aos casos omissos; garantir os direitos de seus usuários; receber denúncias ou representações formuladas contra servidor e/ou unidade do Tribunal, nas quais se apresente ato contrário à ética; e também submeter à Presidência do Tribunal sugestões de aprimoramento do Código de Ética e de normas complementares.

O Plano de Trabalho para o ano de 2021 visa promover ações de disseminação do Código de Ética dos servidores, bem como dar maior transparência às atividades desenvolvidas.

Plano de Trabalho Anual - Exercício 2021

 

Codigo de Ética do TRT8

Esta comissão segue a risca o código decretado na RESOLUÇÃO Nº 089/2017, que apresenta os principios e normas de condutas que os membros dessa comissão devem seguir, assim como seus direitos e deveres, entre outras atribuições.

Código de Ética

Codigo de Ética da Magistratura

O Conselho Nacional de Justiça aprovou o código de ética da Magistratura, que traduz compromisso institucional com a excelência na prestação do serviço público de distribuir Justiça, sendo assim, um importante mecanismo para fortalecer a legitimidade do Poder Judiciário. Além do mais, o código é um instrumento essencial para que os juízes incrementem a confiança da sociedade em sua autoridade moral.

Código de Ética da Magistratura