TRT-8 realiza cerimônia de boas-vindas aos novos jovens aprendizes

O momento reforçou o compromisso da Justiça do Trabalho da 8ª Região com a inclusão produtiva de jovens 
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado mostrando os novos aprendizes e antigos, a foto reúne nove jovens.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado mostrando os novos aprendizes e antigos, a foto reúne nove jovens. — Foto: ASCOM8

Dando início ao primeiro passo na trajetória profissional, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) realizou, na última terça-feira, 12 de agosto, a cerimônia oficial de boas-vindas aos novos jovens aprendizes. O momento reforçou o compromisso da Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) com a inclusão produtiva de jovens e o combate ao trabalho infantil.

A gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria Zuíla Lima Dutra, destacou a relevância da iniciativa, lembrando que, há 11 anos, a Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8 vem promovendo ações voltadas ao tema. Ela ressaltou que o TRT-8 foi pioneiro entre os Tribunais do Trabalho do Brasil na inclusão de aprendizes no seu quadro funcional.

“Desde 2012, antes mesmo do Tribunal Superior do Trabalho, que adotou essa medida em 2013, nós já recebíamos aprendizes aqui no Tribunal. Isso tem sido tão importante para nós que, recentemente, ampliamos o número de vagas de cinco para dez”, afirmou.

A desembargadora também incentivou os jovens a serem protagonistas de suas histórias profissionais. “A vida profissional daqueles que já são aprendizes aqui está sendo escrita. Assim, como será a de vocês, que estão começando agora. Ninguém vai pegar a caneta para escrever a sua história. É você. É você que vai escrever”, pontua.

Representando todos os novos aprendizes, Gustavo Farias agradeceu pela oportunidade e reforçou o compromisso com o aprendizado. “Primeiramente, quero agradecer a Deus pela oportunidade de ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho como jovem aprendiz. Serão dois anos de muita experiência. Vamos aprender, vamos ensinar e, acima de tudo, viver dois anos de crescimento e aprendizado.”

A gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, juíza Vanilza de Souza Malcher, também deu as boas-vindas e ressaltou a corresponsabilidade no processo de desenvolvimento dos jovens. “Estamos felizes em receber vocês no nosso Tribunal. Temos o compromisso de contribuir para a transformação da vida de cada um, mas é fundamental que esse compromisso comece com vocês mesmos, que estão chegando agora”, finaliza

O momento contou com a participação de servidores(as), magistrados(as) e parceiros do programa.

Confira as fotos aqui. 

Texto: Estagiária Nicole Oliveira, sob supervisão de Andreza Gomes, jornalista da Secom do TRT-8