TRT-8 promove oficina sobre inteligência artificial para otimizar produção de sentenças

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), realizou nos dias 22 e 23 de setembro de 2025 a oficina “A Revolução do Copiloto: Potencializando o Futuro da Sentença”. A capacitação foi voltada para servidores do 1º e 2º Grau que atuam na elaboração de minutas de votos e sentenças.
Realizada na modalidade telepresencial pela plataforma Google Meet, a oficina teve carga horária de 2 horas por dia, com aulas das 13h às 15h. A turma do 2º Grau participou no dia 22, enquanto os servidores do 1º Grau foram atendidos no dia 23.
Durante o treinamento, foram abordados temas como o uso prático do Google AI Studio no ecossistema de inovação do TRT-8, integração com outras ferramentas de IA (ChatGPT, Minuta IA, Claude, Groq, Notebook LM), além de tópicos essenciais como ética, transparência, segurança de dados e responsabilidade no uso de tecnologias autônomas.
A oficina foi conduzida por Elton José Leal, instrutor e assistente de gabinete do TRT-8, que destacou a relevância da iniciativa: “A importância da oficina está em transformar a maneira como produzimos o ato mais relevante do TRT-8: as sentenças e os votos. O objetivo é alcançar ganhos essenciais, como a celeridade em processos e qualidade na otimização dos serviços.”
Serviço
Oficina: A Revolução do Copiloto: Potencializando o Futuro da Sentença
Data: 22 e 23 de setembro de 2025
Horário: 13h às 15h
Modalidade: Telepresencial (Google Meet)