TRT-8 promove novo módulo do curso de Libras

A iniciativa reforça o compromisso com a acessibilidade e a comunicação efetiva com todas as pessoas
#ParaTodosVerem: fotografia colorida em ambiente fechado, reunindo homens e mulheres em pé sorrindo.— Foto: ASCOM8
#ParaTodosVerem: fotografia colorida em ambiente fechado, reunindo homens e mulheres em pé sorrindo.— Foto: ASCOM8

Com o objetivo de aprimorar o atendimento acessível e inclusivo, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), realizou mais uma etapa do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa reforça o compromisso com a acessibilidade e a comunicação efetiva com todas as pessoas, especialmente com a comunidade surda.

Durante a capacitação, os participantes puderam vivenciar atividades práticas e dinâmicas, como o jogo de dominó em Libras, o aprendizado de sinais relacionados à COP30, que será realizada em Belém, e a criação de um glossário ilustrando os conteúdos aprendidos. Com iniciativas como essa, o TRT-8 reafirma seu compromisso com a inclusão, o respeito à diversidade e a promoção da acessibilidade linguística no serviço público.

Para o técnico judiciário José Alonso Miranda Rodrigues, a formação representa um passo importante na promoção da inclusão. “Eu agradeço a oportunidade que o Tribunal está nos dando para que possamos nos comunicar com pessoas que ainda enfrentam tantas barreiras na nossa sociedade”, destacou.

A facilitadora do curso, Adelma de Cássia das Neves Mendes, ressaltou a importância de despertar o interesse e o afeto pelo aprendizado. “O primeiro objetivo é que vocês comecem a gostar da Libras. Quando aprendemos com leveza e amor, tudo se torna mais fácil. Foi um prazer conhecer cada um dos alunos.”

O profissional especializado em Libras, Erick Ricardo Lima de Araújo, incentivou os participantes a se tornarem multiplicadores do conhecimento. “Meu objetivo era que vocês aprendessem e também divulgassem Libras dentro do TRT. Onde quer que estejam, falem sobre o curso. Quanto mais pessoas se interessarem, mais acessível será o nosso ambiente de trabalho”, destacou

Confira as fotos