TRT-8 promove a 11ª Campanha do Círio de combate ao trabalho infantil

Mobilização uniu fé, educação e conscientização social no combate ao trabalho infantil durante a maior procisssão do Círio de Nazaré
Fotografia com dezenas de pessoas entre homens e mulheres
— Foto: ASCOM8

Com o tema “Mãe e Rainha de toda a criação, protege de violências e riscos as crianças e adolescentes da Amazônia e do mundo”, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou, nesta sexta-feira (10), a 11ª edição da Campanha do Círio de combate ao trabalho infantil. Crianças, jovens, professores e voluntários que apoiam o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem foram às ruas para prestar homenagem à padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, durante o traslado da imagem de Belém para Ananindeua.

Pelo 11º ano consecutivo, o TRT-8 promove a campanha, que nesta edição envolveu mais de 90 escolas da rede pública municipal e estadual. A iniciativa estimulou os alunos a produzirem cartazes com a temática da sustentabilidade, reforçando a mensagem de proteção à infância.

A professora de Educação Infantil Adenilda Pinheiro, da Escola Rosenil Cordeiro da Silva, no bairro do Jurunas, chegou cedo à Basílica Santuário com os trabalhos realizados por sua turma. “Para nós é um orgulho participar desta iniciativa e envolver toda a comunidade escolar. O ano todo estamos falando com as crianças sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade durante as contações de histórias. Produzimos esses cartazes com caroços de açaí, canudinhos e papelão. Também destacamos durante o ano todo o combate ao trabalho infantil e, em nossas atividades, enfatizamos que nós também somos o meio ambiente, que é o tema do projeto: ‘Eu e outro mundo ao meu redor’”, contou a professora.

Durante o percurso do traslado, diversas escolas se posicionaram ao longo do trajeto com faixas da Campanha do Círio do TRT-8 e cartazes produzidos pelos alunos. As gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria Zuíla Dutra e juíza do trabalho Vanilza Malcher, visitaram todos os pontos, parabenizando gestores, alunos e voluntários pela mobilização.

A diretora do Instituto Bom Pastor, localizado na BR-316, Laida Lopes, que participa da campanha há mais de cinco anos, destacou a importância da iniciativa. “A criança precisa estar na escola, estudando, e trabalho não é lugar de criança. Criança tem direito ao brincar, adolescente tem direito ao lazer e a juventude tem direito à educação e a um trabalho de qualidade, no momento certo e não na infância.”

Durante o trajeto, Cláudia Assunção, mãe do pequeno Kaleb Henrique, de 4 anos, participou emocionada da homenagem na BR-316. “Eu tive o Kaleb na passagem da Santa no hospital Anita Gerosa, em 2021. Pedi tanto a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré para que pudesse ter ele. E todo ano a gente vem ver e agradecer a Deus pela saúde dele, que nasceu no dia 8 de outubro de 2021.”

Parcerias fortalecidas

O Grupo RBA é parceiro da campanha desde sua primeira edição. O presidente do grupo, Camilo Centeno, ressaltou o valor da ação promovida pelo TRT-8. “Essa campanha é muito importante para nós e, desde o primeiro momento que tive conhecimento, eu apoio esse trabalho. Respeito muito e admiro o trabalho comandado pela desembargadora Zuíla Dutra e pela doutora Vanilza, que se dedicaram durante todos esses anos a essa causa extremamente nobre. Todos deveriam se engajar. A criança tem suas fases e elas precisam ser respeitadas. O trabalho infantil prejudica a formação da criança. A gente precisa se preocupar com essa geração, que é o futuro do mundo.”

Pela primeira vez participando das festividades do Círio, o ativista Felipe Caetano ficou encantado com a experiência. “Belém para mim sempre é emoção. Eu, enquanto católico, vivencio a experiência de estar no Círio e estar na campanha contra o trabalho infantil. Em cada ponto que a gente parava, era de muita emoção. Os meninos faziam cartazes, desenhos, tocavam música para conscientizar as pessoas de que se deve combater o trabalho infantil. E é possível conciliar um momento de fé com a responsabilidade social que a gente tem. A sensação que tenho é de gratidão, felicidade, e saio daqui com o coração transbordando.”

A juíza do trabalho Vanilza Malcher ressaltou o sucesso da campanha neste ano. “Foram mais de 90 escolas e comunidades participando das ações. Isso demonstra a força da campanha. Os alunos de Belém e Ananindeua com suas faixas e cartazes deram uma resposta positiva ao que estamos realizando. E amanhã estaremos com nosso pelotão na trasladação.”

A desembargadora Maria Zuíla Dutra reforçou o compromisso do TRT-8 com a proteção da infância. “Este é o 11º ano da Campanha do Círio de Nazaré para mostrar à sociedade os males que o trabalho infantil causa a uma criança. Consome vidas e tira o direito de ser e viver. Nós queremos ver um futuro bom para todos, onde todas as pessoas sejam felizes e possam promover suas potencialidades.”

A programação da Comissão segue neste sábado, dia 11, com concentração de voluntários, estudantes, padrinhos e madrinhas às 16h, em frente à sede do Clube do Remo, de onde seguirão na trasladação. 

Confira aqui as fotos.