TRT-8 leva às ruas de Belém a Campanha do Círio 2025 pelo combate ao trabalho infantil

Com o objetivo de dar visibilidade às diversas formas de violência que atingem crianças e adolescentes, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, realiza mais uma edição da Campanha do Círio. As ações começaram em setembro com palestras e oficinas em escolas públicas e ganham força na próxima semana, durante o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, às 7h da manhã, com a participação da comunidade escolar e de bairros.
Segundo a juíza do trabalho Vanilza Malcher, vice-coordenadora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, a campanha tem se consolidado como uma ação de grande impacto social.
“A primeira campanha no Círio que nós fizemos foi em 2015 e, a partir daí, nós não paramos em nenhum ano. Agora, esta é uma ação que integra todas as atividades do ano na Comissão Nacional do Tribunal Superior do Trabalho. Então, já fica dentro da programação anual deles e desenvolvemos regionalmente aqui”, afirmou.
Nesta edição, uma das iniciativas de destaque é o concurso de cartazes e faixas com elementos sustentáveis, inspirados no tema de 2025: “Mãe e Rainha de toda a criação, protege de violências e riscos às crianças e aos adolescentes da Amazônia e do mundo.”
Ao todo, 36 escolas se inscreveram no concurso, dividido em quatro categorias conforme a faixa etária e ano escolar, e em duas modalidades: cartaz e faixa. Os prêmios variam de celulares e tablets para os estudantes mais velhos, a brinquedos para os mais novos. As escolas participantes também recebem o Troféu Catavento, símbolo da luta contra o trabalho infantil.
Entre os parceiros da campanha está o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Pará (Senac-PA), que doou 500 camisas para a ação. Renato Alves, assistente técnico do setor de infraestrutura do Senac-PA, participa do projeto há três anos e destaca a importância da colaboração institucional.
“A parceria do Senac visa incentivar o combate ao trabalho infantil. Então, o Senac quer fortalecer isso, tanto na nossa cultura quanto nas outras, por meio da parte educacional. Inclusive, fortalecemos muito isso com o nosso jovem aprendiz”, explicou.
O chefe da Divisão da Infância e Adolescência do TRT-8 (Dinfa), Alberto Allan Rodrigues, compartilhou um momento marcante vivido durante uma visita escolar. “Pra vocês perceberem o impacto que a gente leva pra essas crianças quando a gente chega com essa mensagem de fé, amor e esperança, em uma das escolas que fui, veio uma criancinha de nove anos de idade e disse: tio, toma pra você uma peteca, quero dar pra você. E ele me deu a peteca e um abraço em seguida. Cara, já ganhei o meu dia”, relatou emocionado.
Serviço – Programação da Campanha do Círio 2025:
10/10/2025 – 7h: Traslado com a comunidade escolar e de bairros
11/10/2025 – 5h30: Romaria Rodoviária (Ananindeua–Icoaraci)
11/10/2025: Trasladação (pelotão da campanha)
20 a 24/10/2025: Exposição dos 10 melhores cartazes e faixas
24/10/2025: Premiação e encerramento da campanha
A Campanha do Círio 2025 reafirma o compromisso do TRT-8 com a proteção da infância e a construção de uma sociedade mais justa e consciente.
Confira as fotos aqui