TRT-8 lança o eXAME: sistema digital que moderniza a solicitações de exames médicos

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), desenvolveu o sistema de Solicitação de Exames – eXAME. Com uma interface moderna, segura e alinhada ao padrão dos sistemas administrativos do Tribunal, o eXAME possibilita que os(as) médicos(as) solicitem exames de forma totalmente digital.
O objetivo é modernizar e agilizar o processo de solicitação de exames periódicos e avulsos feitos pela Coordenadoria de Saúde (Codsa) do TRT-8, utilizando recursos como assinatura digital, validação por QR Code e a possibilidade de emitir vários pedidos de uma só vez já assinados. Com isso, o processo se torna mais prático e seguro, substituindo o modelo manual que, antes, estava sujeito a erros, atrasos e até perda de informações.
Segundo o servidor da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (Dides), Lívio Dourado, responsável pela criação do sistema, a iniciativa representa uma verdadeira transformação no setor de saúde do órgão: “O eXAME representa um avanço na modernização do setor de saúde do Tribunal, ele substitui um processo manual e repetitivo por uma solução digital eficiente, que reduz inconsistências, evita duplicidade de guias e garante maior controle das solicitações dentro de prazos configuráveis. Além disso, fortalece a segurança das informações e amplia a qualidade do atendimento tanto para servidores quanto para seus dependentes.”
O sistema entrou em produção em agosto de 2025 e já está em uso diário pelos médicos(as) da Codsa, proporcionando praticidade e eficiência, já que a digitalização diminui etapas burocráticas, reduz riscos de erro e melhora a organização interna.
Dario Fernando Soares, médico da Codsa, comenta como o sistema melhorou sua qualidade de trabalho: "O sistema eXAME facilitou muito a tarefa de solicitar os exames, em especial aqueles relacionados aos periódicos dos magistrados e servidores. A automatização de boa parte das atividades que realizávamos para emitir as requisições ajudou a direcionar o tempo para outras tarefas. Agora, por meio do eXAME, conseguimos assinar requisições em lote e elas são encaminhadas para o e-mail do servidor ou magistrado de forma automática, sem necessidade de etapas adicionais".
O chefe da Dides, Estillac Borges, também reforça a relevância do projeto: “A solução que desenvolvemos faz com que as solicitações digitais prescritas pelos médicos do Tribunal estejam em conformidade com a legislação nacional sobre o assunto. Além disso, o sistema será fundamental para o cumprimento de metas do prêmio CNJ relacionadas aos programas de saúde.”
O eXAME não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas parte de um esforço maior de inovação dentro do TRT-8, a iniciativa está inserida em um contexto mais amplo de transformação digital, que busca não só a modernização dos processos internos, mas também a melhoria da prestação de serviços voltados ao cuidado com a saúde de magistrados(as), servidores(as) e dependentes.
Com a implantação do eXAME, o TRT-8 dá mais um passo importante na digitalização de seus processos, fortalecendo a área de saúde e assegurando mais eficiência, confiabilidade e segurança no atendimento prestado aos(as) servidores(as) e seus dependentes.
Iniciativa publicada na Plataforma Digital Colaborativa do Poder Judiciário - Connect-Jus