TRT-8 inicia a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista com a promoção da paz social

A programação segue até próxima sexta-feira, 30, em todas as 56 Varas do Trabalho do Pará e Amapá
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida de um homem branco, ele está sentado e usa óculos de grau.
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida de um homem branco, ele está sentado e usa óculos de grau.

Diálogo, escuta ativa e cooperação. Esses são lemas da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista que começa hoje, 26, em todo o país, realizada nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho com o tema: “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, também se integra à nona edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista com todas as audiências das 56 Varas do Trabalho do Pará e Amapá e os três Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Belém, Macapá e Parauapebas. 

Abertura oficial em Belém reuniu magistrados, advogados e jurisidicionados

A vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho, durante abertura oficial da Semana da Conciliação, enfatizou que todos os envolvidos devem ter um novo olhar com a certeza na resolução de conflitos. “Durante essa semana devemos prezar por menos conflitos e mais entendimentos, promover a paz social, que são a chave da conciliação. Devemos também valorizar o tempo das pessoas com diálogo, escuta ativa e cooperação das partes”, pontua a desembargadora. 

Thiago Bastos, vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Pará, afirma que a Semana simboliza de fato o que é a Justiça do Trabalho. “A Justiça do Trabalho não pode ser vista como um local de briga e de lutas, e sim de conciliação. Nós atuantes na justiça do trabalho, a Comissão de Direito do Trabalho, Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (ATEP), reunindo cada vez mais força com a justiça do trabalho para levar isso aos nossos clientes, seja empregado, seja empregador, e que esse espírito de conciliação possa sair daqui do Cejusc e ir para as outras varas. Então é de suma importância essa semana da conciliação e fazermos com que o espírito da justiça do trabalho, da luta pelo direito do trabalhador e também do assegurar os direitos da empresa não ultrapassa a barreira da briga”, observa.

O advogado Pedro Augusto Ferreira, esteve cedo no Cejusc Belém e aprovou a iniciativa da Justiça do Trabalho. “Eu vim participar deste evento, porque os processos diminuem muito o tempo, o desgaste entre as partes. Isso é muito importante para nós que estamos envolvidos nos processos”, comemora. 

A desembargadora do TRT-8, Francisca Oliveira Formigosa, coordenadora do Cejusc 2º grau, informa que a expectativa para essa semana é realizar ações pré processuais. “Para essa Semana é o sistema financeiro. Nós conseguimos atrair o interesse da Caixa Econômica, do Banco da Amazônia, nós estamos apostando nestes processos”

Pólo Macapá 

No Cejusc Macapá, o juiz do trabalho José Eduardo de Andrade Filho, responsável pelo Centro, informa que será uma intensa semana de conciliação, voltada para o princípio básico do Direito do Trabalho. “Essa semana temos uma pauta mais extensa de conciliação para atender o maior número de pessoas que procuram a Justiça do Trabalho para resolver a resolução do conflito por meio da tentativa de autocomposição para que as partes cheguem a um acordo. Nós temos grandes expectativas em relação à essa Semana da Conciliação, considerando que no trabalho do Cejusc tem tido uma crescente com a procura da sociedade de Macapá que há interesse da parte da advocacia em realizar ações conciliatórias”.

Confira as fotos aqui.

Serviço: IX Semana Nacional da Conciliação 

Até quando: 30 de maio (sexta-feira)

56 Varas do Trabalho do TRT-8