TRT‑8 é destaque nacional por eficiência e inovação na Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP recebeu do Conselho Superior da Justiça do Trabalho no último dia 07, o Prêmio TRT em Destaque, pela Produtividade em 1º lugar entre os tribunais de porte médio.
A entrega da premiação foi em Brasília durante a programação do 4º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho, realizado em Brasília nos dias 6 e 7 de agosto de 2025.
A Corregedoria Regional do TRT‑8, que tem à frente o desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, recebeu o troféu “TRT em Destaque” pelo TRT-8. Para o Corregedor, esse Prêmio representa a sinergia de todos os magistrados (as) e servidores (as) que atuam na 8ª Região. “É um trabalho que recai principalmente nas atividades dos magistrados e servidores. A Corregedoria serve como um maestro em uma orquestra. Nós vamos apontando e orientando e indicando como o CSJT, o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] indicam e nós vamos seguindo. Hoje somos 56 Varas do Trabalho com todos os juízes titularizados”, explica.
Na ocasião, a 5ª Vara do Trabalho de Macapá recebeu o “Prêmio de Vara Regional em Soluções de Mérito”, por sua atuação resolutiva e cidadã. O juiz titular, Jonatas dos Santos Andrade, também esteve em Brasília para receber o prêmio em nome da unidade. "É com grande honra que a 5ª Vara do Trabalho de Macapá recebeu a premiação como "Vara de Solução de Mérito". Esta distinção, promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, é um reconhecimento do trabalho árduo e dedicado de toda a equipe de magistrados, magistradas, servidores e servidoras que compõem esta unidade judiciária. A premiação nessa categoria é particularmente significativa, pois evidencia o foco na análise aprofundada do mérito de cada demanda, buscando entregar uma prestação jurisdicional que atenda às necessidades de fundo dos hipossuficientes. É desse compromisso com a resolução efetiva dos conflitos de base social que a Justiça do Trabalho historicamente extrai sua legitimidade. A 5ª Vara agradece à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho pelo reconhecimento: um marco de sua atuação e um incentivo para o contínuo aprimoramento dos seus serviços!”, conclui o magistrado.
O ministro corregedor-geral, Vieira de Mello Filho, ressaltou que os prêmios reconhecem uma Justiça do Trabalho eficiente, sensível e alinhada às transformações sociais.
Sobre o Prêmio -
O Prêmio “TRT em Destaque”, instituído pelo Ato nº 9/GCGJT e atualizado pelo Ato nº 29/GCGJT, reconhece o desempenho das corregedorias regionais da Justiça do Trabalho em quatro eixos:
1.TRT Destaque em Produtividade em Geral
Premia tribunais com os melhores resultados em produtividade, considerando indicadores como taxa de congestionamento, tempo médio de tramitação, cumprimento de metas e estoque processual.
2.TRT Destaque em Equalização de Trabalho no 1º Grau
Reconhece tribunais que promovem a distribuição equilibrada da carga de trabalho entre as varas, garantindo maior isonomia e eficiência na prestação jurisdicional.
3.Vara Destaque Regional em Soluções de Mérito
Premia varas que encerram suas atuações com soluções efetivas, com forte impacto social e resolutividade, especialmente em regiões com desafios estruturais e sociais relevantes.
4. Núcleo de Justiça 4.0 Destaque Nacional em Solução de Mérito
Destaca núcleos que, mesmo funcionando de forma virtual ou híbrida, entregam decisões de mérito com agilidade, qualidade técnica e relevância social, contribuindo para modernização do Judiciário.
A avaliação é feita com base em dados objetivos, extraídos do sistema e-Gestão e relatórios enviados pelos TRTs à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, com apuração semestral.
A 5ª Vara do Trabalho de Macapá: Justiça próxima e resolutiva
Instalada em 19 de dezembro de 2013, a 5ª Vara do Trabalho de Macapá tem como titular o juiz Jonatas dos Santos Andrade, que recebeu pessoalmente o prêmio em Brasília. Sua jurisdição abrange: No Amapá: Macapá, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Mazagão, Itaubal, Oiapoque, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio e Tartarugalzinho.
No Pará: Afuá e Chaves.
A unidade é referência por suas práticas inovadoras e resolutivas, garantindo celeridade e justiça a comunidades muitas vezes distantes dos centros urbanos.
Sobre o evento
O 4º Fórum Nacional das Corregedorias, promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), reuniu corregedores, magistrados e servidores de todo o país para debater inovação, modernização institucional e compartilhamento de boas práticas.
Lista completa das Varas premiadas – Edição 2025
Categoria: Vara Destaque Regional em Soluções de Mérito
61ª VT do Rio de Janeiro (RJ)
26ª VT de São Paulo (SP)
1ª VT de João Monlevade (MG)
4ª VT de São Leopoldo (RS)
20ª VT de Salvador (BA)
1ª VT de Ribeirão (SP)
VT de Crateús (CE)
5ª VT de Macapá (AP)
1ª VT de Rolândia (PR)
17ª VT de Brasília (DF)
13ª VT de Manaus (AM)
2ª VT de Chapecó (SC)
2ª VT de Campina Grande (PB)
VT de Cacoal (RO)
VT de Fernandópolis (SP)
6ª VT de São Luís (MA)
9ª VT de Vitória (ES)
1ª VT de Rio Verde (GO)
VT de Penedo (AL)
4ª VT de Aracaju (SE)
9ª VT de Natal (RN)
VT de Oeiras (PI)
VT de Barra do Garças (MT)
1ª VT de Três Lagoas (MS)
Categoria: Núcleo de Justiça 4.0 em Soluções de Mérito
* TRT-24/MS – 1º Núcleo de Justiça de São Gabriel do Oeste
*Com informações do CNJ