TRT-8 divulga seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O inventário foi elaborado por servidores(as) de diversas áreas do tribunal
#ParaTodosVerem: Foto da fachada do TRT-8
#ParaTodosVerem: Foto da fachada do TRT-8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) tornou público os resultados do seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), referente a 2024. Este  levantamento integra o Programa Justiça Carbono Zero, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução CNJ nº 594/2024, e está alinhado à Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da ONU, que trata da ação contra a mudança global do clima. 

O inventário tem como objetivo identificar, a partir dos resultados,  oportunidades de melhoria e orientar o Plano de Descarbonização do Tribunal, que busca reduzir gradualmente as emissões, promover o uso racional dos recursos públicos e proteger o meio ambiente.  

Resultados

O relatório aponta que os resultados não foram baixos para o porte da instituição e que ainda há espaço para melhorias, visto que , em 2024, o TRT-8 emitiu 544,815 toneladas de CO₂ equivalente, a maior parte das emissões veio do consumo de energia elétrica (43,9%), seguida das viagens institucionais (33,7%) e do uso da frota de veículos (20,4%). Esses números foram organizados em três categorias:

  • Emissões diretas, como frota e geradores: 121,96 tCO₂e
     

  • Consumo de energia elétrica: 238,87 tCO₂e
     

  • Viagens a trabalho: 183,98 tCO₂e
     

Um dos principais desafios para diminuir esses índices, é o consumo de energia elétrica, mesmo com alguns avanços já realizados pelo Tribunal.

Entre as medidas em andamento, estão o incentivo ao uso de etanol nos veículos oficiais e a substituição de viagens presenciais por videoconferências, além do aumento no gasto com passagens aéreas, que reforça a necessidade de otimizar deslocamentos e priorizar esses meios telepresenciais.

O TRT-8 já iniciou ações como a instalação de painéis solares nas unidades de Belém, Macapá e Ananindeua e pretende, para os próximos passos, a revisão do Plano de Descarbonização, o acompanhamento constante dos indicadores ambientais e a automação da coleta de dados.

O inventário foi elaborado por servidore(as) da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade (Diais), Coordenadoria de Manutenção e Projetos (Comap) e  Coordenadoria de Segurança Institucional (Codse), com apoio do Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade, além disso, foi realizada uma oficina em abril de 2025 pelo servidor Jackson Bertamoni de Lima, do TRT da 13ª Região para preparar os(as) servidores para a elaboração do inventário. 

A elaboração deste inventário é uma das formas do regional de reforçar o seu compromisso com a transparência e a redução de impactos ambientais.

O inventário completo pode ser acessado aqui e também está disponível no Portal do TRT-8.

Serviço:  Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do TRT-8

Acesse o Inventário de 2024