TRT-8 apresenta o projeto Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento de Pessoal no Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário

O projeto foi selecionado para concorrer ao Prêmio Auditoria Geração de Valor
#ParaTodosVerem: Captura de tela colorida
#ParaTodosVerem: Captura de tela colorida

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Secretaria de Auditoria (SEAUD), apresentará o projeto “Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento de Pessoal” no Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário, realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de difundir as melhores práticas de auditoria entre os integrantes do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud).

No decorrer do Fórum, serão apresentados os projetos selecionados para concorrer ao Prêmio Auditoria Geração de Valor.

Prêmio Auditoria Geração de Valor

O Prêmio Auditoria Geração de Valor é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa reconhecer e valorizar ações e projetos inovadores desenvolvidos por magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário que promovam a melhoria da gestão pública através de auditorias. O prêmio incentiva a geração de valor e a eficiência na auditoria interna, destacando práticas que contribuam para a otimização de processos e resultados. 

Projeto Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento de Pessoal

Inspirado nos princípios de análise estatística de dados e metodologias estatísticas de qualidade de processos, a ferramenta é capaz de identificar pagamentos atípicos realizados, identificando o beneficiário (seja magistrado(a), servidor(a), estagiário(a) ou ocupante de cargo em comissão) para o qual o pagamento foi realizado, a fim de detectar anomalias em fluxos de dados de pagamento pessoal, em tempo real, de forma automatizada.

O Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento de Pessoal é iniciativa da Secretaria de Auditoria (SEAUD) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, e faz parte do Projeto FocaWeb (Folha de Pagamento Continuamente Auditada - versão web), sendo desenvolvido pela Seção de Auditoria de Tecnologia da Informação (SeATI). 

O servidor e desenvolvedor da ferramenta, Márcio Magalhães de Andrade Silva, comenta como o projeto foi desenvolvido e como funciona na prática. “O projeto surgiu como resultado de uma auditoria especial realizada no primeiro semestre do ano, focada no teste dos controles internos sobre os processos de pagamento de passivos pessoais no TRT8. O objetivo era identificar pagamentos com valores muito acima da média normal, para prevenir erros e fraudes.”

Márcio explica que o sistema analisa a média histórica dos pagamentos de cada colaborador(a) para detectar variações fora do esperado. O projeto ainda está em fase de homologação, mas testes iniciais mostraram alta precisão na identificação de casos anômalos.

Márcio expressou satisfação e orgulho pela oportunidade de participar do desenvolvimento do projeto e pela possibilidade de receber reconhecimento. “Ah, eu estou super feliz  de ter oportunidade, né. De estar disputando  esse prêmio. Para mim é muito gratificante.”

O projeto conta com o apoio da Secretaria Geral da Presidência (SEGER) e a parceria da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), e representa um importante avanço na transparência e eficiência da administração pública, contribuindo para a detecção precoce de inconformidades e assegurando a correta aplicação dos recursos.

Confira os projetos mais votados em cada eixo temático

Power BI

Serviço: Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário – Edição 2025

Datas: 30, 31 de julho e 1 de agosto de 2025

Local: Auditório do CNJ, com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube

Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as)