Simpósio Internacional Debate Sustentabilidade e Trabalho na Amazônia

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Ejud-8) promove, nos dias 5 e 6 de junho, o V Simpósio Internacional com o tema “Sustentabilidade, Trabalho e Amazônia no Contexto da COP30”. O evento contará com representantes internacionais, além de ministros brasileiros, como a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva. O evento será transmitido pelo Canal do YouTube do TRT-8, com uma carga-horária de 9,5 horas e sem inscrição prévia.
O simpósio é direcionado a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários e estagiárias do TRT-8, além do público externo, incluindo Escolas Judiciais, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seções Pará e Amapá, Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (ATEP), universidades e sociedade em geral.
Programação
Dia 05 de junho
Horário: 9h às 12h | 14h às 15h30
Transmissão: Canal do TRT-8 no YouTube
A conferência de abertura será ministrada por Fany Kuiru, líder indígena e ativista ambiental colombiana, presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA). Na sequência, o Prof. Dr. Valério Mazzuoli (UFMT) abordará “A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e a Convenção 169 da OIT”. O período da manhã será encerrado com a palestra do Ministro do TST, Alexandre Agra Belmonte, sobre “Novas tecnologias e o papel contemporâneo do Direito do Trabalho”.
À tarde, os debates incluem o painel “Direito Ambiental Contemporâneo: Estado Socioambiental, Sustentabilidade e Relações de Trabalho”, com especialistas como Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet (PUCRS), Prof. Dr. Édis Milaré (OAB/SP) e o Ministro Augusto César Leite de Carvalho (TST). Além do Painel “Direito Ambiental do Trabalho: Fundamentos e Princípios” e contará com a participação do Prof. Dr. Guilherme Guimarães Feliciano (USP/TRT15/CNJ), Profª. Drª. Norma Sueli Padilha (UFSC) e Prof. Dr. Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes (CEST/TRT16).
Dia 06 de junho
Horário: 9h às 12h | 14h às 16h
Transmissão: Canal do TRT-8 no YouTube
O dia começa com a participação da Ministra Marina Silva, que conduzirá a conferência “Amazônia e proteção ambiental no século XXI”. Outros painéis abordarão Direitos Humanos, Transição Justa e Economia Verde na Amazônia com a participação da Profª. Drª. Ana Virgínia Moreira Gomes (OIT), Profª. Drª. Luciana Fonseca (UFPA/CESUPA) e Prof. Dr. Sandro Nahmias (ABDT/TRT11). Haverá também o painel “Transição Justa, Economia Verde e Sustentabilidade Socioambiental na Amazônia Pós-COP 30”, com a participação do Dr. Ricardo Nasser Sefer (Procurador-Geral do Estado do Pará), Prof. Dr. João Paulo Mendes Neto (CESUPA/OAB-PA) e Prof. Dr. Georgenor de Sousa Franco Filho (ABDT/TRT8). O evento encerra com a palestra do Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão (TST) sobre “As transformações no mundo do trabalho, a sustentabilidade e suas repercussões no Brasil atual”.