Leilão Unificado do TRT-8 garante efetividade na execução trabalhista

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) se prepara para realizar, no próximo dia 19 de setembro, mais uma edição do Leilão Unificado, que integra a programação da Semana Nacional da Execução Trabalhista, que será realizada de 15 a 19 de setembro em todo país. A iniciativa é um dos principais instrumentos para assegurar o pagamento de direitos trabalhistas por meio da venda de bens penhorados de devedores que não quitaram suas obrigações.
De acordo com Norberto Lavareda Santos, chefe da Divisão de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão do TRT-8, os bens passam por um processo rigoroso até chegarem à praça. “Os bens são penhorados para garantir a dívida trabalhista. Quando não há pagamento ou acordo, é determinada a remoção para o depósito do leiloeiro designado. A partir daí, eles são disponibilizados no leilão. Temos toda uma estrutura de segurança para dar suporte nesse processo, inclusive com apoio da Polícia Militar quando necessário”, explicou.
No último leilão, o TRT-8 arrecadou mais de R$ 3 milhões, resultado considerado expressivo, especialmente por se tratar da venda de bens de diferentes naturezas. Segundo Norberto Santos, os imóveis são sempre os itens de maior valor e maior procura, como terrenos e apartamentos. “Neste último leilão, muitos imóveis foram vendidos e conseguimos alcançar valores bastante próximos às avaliações. Isso demonstra que há interesse crescente e que os processos estão avançando com mais celeridade. Veja o valor que atingimos: mais de R$ 3 milhões, o que não é pouca coisa”, ressaltou.
Atualmente, o leilão ocorre de forma 100% online, o que amplia o alcance e a participação de arrematantes de diferentes regiões do país. “Hoje qualquer pessoa pode participar, independentemente de onde esteja. Basta se cadastrar e oferecer lances. Temos até pessoas que fazem disso um negócio, comprando e revendendo bens arrematados. O sistema é transparente, prático e garante que o maior lance vença. E quando surge alguma dúvida ou divergência, a juíza responsável está presente para decidir imediatamente”, concluiu Norberto.
Com expectativa positiva para a próxima edição, o TRT-8 reforça que o Leilão Unificado é uma ferramenta essencial para efetivar o pagamento de créditos trabalhistas e dar celeridade aos processos.
Serviço: Leilão Unificado TRT-8
Data: 19 de setembro de 2025
Serviço: Semana Nacional da Execução Trabalhista
Dia: 15 a 19 de setembro de 2025