Finalistas do Prêmio Inovação do Judiciário serão apresentados no FestLabs

Festival de inovação do Judiciário inclui palestras, oficinas, pitchs e experiências imersivas
Texto e foto/ TJPA #ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores branco e vermelho. Centralizado, o texto: 5º Fest Labs, ao lado do te
Texto e foto/ TJPA #ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores branco e vermelho. Centralizado, o texto: 5º Fest Labs, ao lado do texto, o desenho de uma arara.

A lista dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já está disponível. Os selecionados serão apresentados durante a abertura do Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário, o FestLabs Nacional, que ocorre entre os dias 3 e 5 de setembro, em Belém.

O Prêmio Inovação do Poder Judiciário reconhece iniciativas inovadoras e soluções já implementadas cujos resultados concretos contribuem para o enfrentamento dos desafios da Justiça. Ao todo, foram selecionados 15 finalistas, sendo seis em Gestão Judicial Inovadora, seis em Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários, e três em Tecnologia Judicial Inovadora.  

FestLabs Nacional - Com o tema “Amazônia e Inovação: Novos Caminhos para a Justiça”, o evento vai reunir magistrados(as), servidores(as), especialistas e representantes de órgãos públicos de todo o país na sede da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).

A programação inclui palestras, oficinas, pitchs, experiências imersivas e ações culturais. Estão previstas também atividades externas, como a visita técnica à Ilha do Combu e uma corrida/caminhada simbólica no dia 6 de setembro, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), às margens do Rio Guamá.

O festival está alinhado às discussões da COP30 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o protagonismo da região amazônica no debate sobre inovação e sustentabilidade.

Entre as autoridades confirmadas, destaca-se a presença da Conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira, coordenadora do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/ CNJ). O FestLabs é promovido de forma consorciada por quatro tribunais: Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Texto: TJPA