FestLabs Nacional traz a Belém debates sobre inovação no Judiciário

A programação de palestras do FestLabs Nacional vai ser destaque nos dias 4 e 5 de setembro, em Belém. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento é o mais importante no quesito inovação no Judiciário. As apresentações ocorrem sempre no Auditório Samaúma, na Escola Judicial do Pará (EJPA). Confira a íntegra da programação AQUI.
No dia 4 de setembro, das 9h30 às 10h10, a jornalista Trisha Guimarães abre os trabalhos com a palestra “Um país que se chama Pará”, sobre identidade cultural amazônica. Em seguida, o juiz do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) João Valério apresenta, das 10h30 às 11h, o tema “RAG da Justiça: De Dados Brutos a Conexões Claras”, sobre inteligência artificial aplicada ao Judiciário. Fechando a programação da manhã, das 1h30 às12h, a servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) Hérika Sodré ministra a palestra “Quem se importa, simplifica! Linguagem Simples: a inovação que depende de você”, sobre comunicação clara e acessível.
À tarde, das 14h às 14h30, o coordenador do LabLuz, Welkey Costa, conduz a palestra “Como será o amanhã? O impacto das políticas públicas de inovação e a sobrevida dos laboratórios”, abordando o futuro da inovação no Judiciário. Na sequência, das 14h40 às 15h10, a engenheira ambiental e especialista em marketing digital Sandy Moraes apresenta “Tu não precisas ser o Steve Jobs: uma conversa sobre criatividade real”, refletindo sobre inovação prática no dia a dia.
Ainda no primeiro dia, a psicóloga e pesquisadora Luisa Almeida, referência em acessibilidade, ministrará, das 15h20 às 15h50, “Inovar é incluir: quando a tecnologia cria pontes, não muros”. Encerra o primeiro dia, o educador Jotapê Malara com palestra sobre educação gratuita e oportunidades para jovens da periferia, das 17h15 às 18h15.
No dia 5 de setembro, a programação de palestras começa com o desembargador federal e escritor William Douglas, que promove reflexões sobre inovação no Judiciário, das 10h40 às 11h40. Pela parte da tarde, das 14h às 14h30, Mateus Lisboa, faz palestra sobre a influência do evento em sua trajetória, com o tema “Somos retalhos: como o FestLabs mudou a minha vida e pode mudar a sua”.
Em seguida, das 15h20 às 15h50, o mestre em Engenharia Elétrica e gestor público Felipe Brito apresenta o tema “Inspirar e Ir Além: A jornada de soluções de IA Generativa no TRE do Pará”, mostrando os avanços do tribunal no uso de inteligência artificial. Já a dupla Renan Hannouche e Dante Freitas, conhecida como Renante, apresenta a palestra “Humanware”, discutindo inovação digital e humanização da Justiça, das 17h10 às 18h30.
FastLab - Promovido pelo CNJ, o encontro marcará o encerramento da série de eventos regionais realizados ao longo do ano e será o momento de consagração das iniciativas mais inovadoras do país, com a entrega do Prêmio de Inovação 2025. A premiação reconhecerá ações de destaque nas áreas de gestão, tecnologia judicial e serviços judiciais, promovendo uma cultura de modernização e eficiência nos tribunais brasileiros.
A escolha da capital paraense para sediar o evento reflete não apenas sua importância estratégica, mas também o reconhecimento do protagonismo da região Norte nas iniciativas inovadoras do Judiciário. No TJPA, o Laboratório de Inovações Pai D’Égua está à frente de projetos relevantes para o Judiciário paraense, como o Projeto Justiça Sem Fronteiras.
Por meio do Laboratório Pai D’Égua, já foram implantados 49 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em localidades de difícil acesso do Estado do Pará. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à justiça e à cidadania em municípios, distritos e vilas que enfrentam barreiras geográficas ou que não tenham estrutura do Poder Judiciário.