Delegação do Governo do Amapá visita TRT-8 em preparação para a COP30

Presidente do tribunal apresentou as instalações e reuniu com o comitê para tratar das parcerias durante a conferência
#ParaTodosVerem: Fotografia na sala da presidência, com a presidente do TRT-8 e a delegação do Governo do Amapá.
#ParaTodosVerem: Fotografia na sala da presidência, com a presidente do TRT-8 e a delegação do Governo do Amapá.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, recebeu nesta quinta-feira (16) a delegação do Governo do Amapá para apresentar as instalações do tribunal, que servirão de hospedagem à equipe amapaense durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), principal evento global sobre mudanças climáticas, a ser realizado em Belém, de 10 a 21 de novembro.

Durante a visita, os representantes do governo estadual apresentaram suas demandas e as atividades previstas para a Green Zone (Zona Verde), espaço aberto ao público que contará com exposições, eventos culturais e um estande do Governo do Amapá.

Parcerias institucionais

Em parceria com o TRT-8, o Governo do Amapá irá ceder espaço para comitês do tribunal, entre eles o Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, coordenado pelo desembargador Paulo Isan.

“O tribunal tem uma sinergia muito grande com o governo do Amapá. Estamos alinhados para realizar uma ação significativa, voltada aos desafios da jurisdição na promoção do trabalho seguro, dentro de um contexto de transição justa frente às mudanças climáticas”, afirmou o magistrado.

Expectativas e impactos

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá e coordenador executivo da delegação, Gutenberg Silva, destacou o potencial transformador da COP30 para o estado:

“Esperamos ampliar parcerias e atrair investimentos que gerem emprego e renda. O TRT-8 tem papel fundamental na articulação de ações contra o trabalho escravo, exploração sexual e tráfico de pessoas, fortalecendo a dignidade humana — um dos pilares da conferência.”

A Secretária de Povos Indígenas do Estado do Amapá, Sônia Jeanjacque, indígena do povo Galibi Kali’na, ressaltou a importância da COP30 como vitrine internacional para as iniciativas sustentáveis dos povos originários:

“É uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial turístico e econômico das aldeias indígenas. A expedição piloto iniciada na terra indígena Galibi busca inspirar outros povos a adotarem práticas de economia verde em seus territórios, inclusive na terra Wayampi e na região norte do Pará.”

A delegação permanece em Belém por mais um dia e retorna às vésperas da COP30 para participar das atividades oficiais do evento.

Confira as fotos da reunião aqui.

 

Reportagem: Allam William Serrão, jornalista Secom TRT-8.