Corregedoria Regional do TRT-8 realiza Correição Integrada com magistrados(as) e servidores(as) da DIEMP e do Cejusc Belém

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP (TRT-8), por meio da Corregedoria Regional, promoveu a Correição Integrada nos dias 13 e 14 de agosto, no auditório da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), localizado na sede do TRT-8, em Belém.
Durante a programação foram apresentados as Metas do Judiciário, alinhamento estratégico e o reconhecimento institucional do TRT-8, pelo diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT-8, Alex Barros.
De acordo com o Corregedor Regional do TRT-8, desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, a reunião foi elaborada com o intuito de reunir a Corregedoria Regional do TRT-8, magistrados e servidores, a fim de debater sobre projetos voltados para reforçar a execução das leis trabalhistas vigentes. “A correição já é uma prática que atua em diversos municípios no Estado e em Belém, atualmente contempla dois departamentos que exercem funções no TRT-8. Dentre os setores, estão a Divisão de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão (DIEMP) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) Belém. Na DIEMP integram o núcleo de apoio à pesquisa patrimonial, núcleo de leilões unificados e depósitos públicos, a seção de gestão de mandados judiciais de Belém e a seção de gestão de mandados judiciais de Ananindeua”.
Thieny Pimentel, Oficial de Justiça do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região do Pará e Amapá há mais de três anos, participou do primeiro dia da Correição Integrada e destacou a oportunidade de mostrar que todos os servidores e servidoras estão fazendo o melhor. “Esse é o momento de expor nossas necessidades, dificuldades e também o nosso trabalho. É a oportunidade de sermos vistos e ouvidos junto à administração, buscando sempre melhorar nossa atuação em prol do tribunal”.
No segundo dia da Correição, o CEJUSC Belém, com sua equipe 12 de servidores (as) e 2 magistrados, participou das atividades correicionais. O CEJUSC Belém 1º grau conta com a adesão de 18 Varas do Trabalho de Belém, com exceção apenas da 15ª VTB, bem como também passaram a integrar o CEJUSC Belém a 1ª e 2ª Varas de Abaetetuba.
O coordenador do Cejusc Belém, juiz do Trabalho Francisco José Monteiro Júnior, reforça o intuito de ações como a “correição” para melhorias na rotina de trabalhos voltados para as leis trabalhistas “O objetivo da correição é reconhecer nossos pontos positivos, indicar melhorias e nos ajudar a oferecer um Cejusc cada vez melhor. Também é um espaço para dialogar com outras instituições. Nas correições e itinerâncias atendemos os locais previstos e buscamos soluções dialogadas para as demandas da jurisdição de Belém, evitando que esses conflitos cheguem ao processo”.
Amanaci Gianaccini, juíza Titular da 1ª Vara do Trabalho de Belém e diretora da Central de Mandados de Belém e Ananindeua, também acrescenta que “é importante analisarmos nosso desempenho anual, apresentar nossas questões para a Corregedoria e aproveitar esse momento de interação entre toda a equipe. É a chance de ouvir, entender as dificuldades e fortalecer a interação com todos”, observa.
A correição reforça a importância de atividades já desenvolvidas pelo TRT-8, visando a justiça do trabalho, como por exemplo: ”CEJUSC Cidadania”, itinerâncias virtuais, com base em acordos de cooperação, parceria com o INSS, participação na 14ª Edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, participação na XIX Semana Nacional de Conciliação, participação da 9a Edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), realização do curso "Formação Continuada em Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho", o projeto “Elas em Pauta”, o projeto “Vamos Resolver Juntos?”, a Pauta Verde, “Café com CEJUSC” e ações das Casas e Praças de Justiça e Cidadania, reforçando os laços de confiança entre o Poder Judiciário e a população paraense.
Calendário
A Corregedoria do TRT-8 segue o calendário de Correição Integrada no período de 16 a 18 de setembro de 2025, em Santarém, onde participarão os magistrados (as) e servidores (as) das Varas do Trabalho de Santarém, Óbidos, Itaituba e Altamira.
E no mês de novembro, de 27 a 28, todas as 19 Varas do Trabalho que atuam no Fórum Trabalhista de Belém participam da última atividade correicional do ano de 2025 do TRT-8.
Confira aqui as fotos.