XII Semana Institucional do TRT-8 aborda Transformações Digitais e Gestão de Qualidade
No dia 6 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) deu sequência à XII Semana Institucional, com um dia repleto de atividades no auditório Aloysio Chaves, localizado na sede do Tribunal em Belém. Magistrados, magistradas, e diretores e diretoras de secretarias participaram de uma programação variada e enriquecedora.
A agenda teve início às 8h30, com a palestra "IA e Treinamento e Desenvolvimento: Estratégias para o Futuro da Justiça do Trabalho", ministrada por Robnaldo José Santos Alves, Secretário-Geral de Governança do TRT-18.
Durante sua apresentação, Robnaldo abordou as transformações digitais em curso na sociedade, destacando como as empresas têm aprimorado serviços digitais existentes. Ele também discutiu as tecnologias emergentes que apresentam grandes oportunidades para a Justiça do Trabalho, como a automação robótica de processos, que pode aumentar a produtividade e reduzir a carga de trabalho. A palestra também ressaltou a importância da alfabetização tecnológica e da capacitação de servidores e servidoras para lidar com as novas ferramentas digitais.
Na sequência, Renan Cartaxo Marques Duarte, Secretário-Geral Judiciário do TRT-13, fez uma apresentação sobre o Prêmio CNJ de Qualidade, abordando os aspectos introdutórios, metodológicos e os objetivos da premiação. O evento também contou com o lançamento da nova Intranet e do Novo Painel de Monitoramento do Prêmio CNJ, ferramentas que visam melhorar a gestão e a transparência no acompanhamento das iniciativas do prêmio.
A manhã foi encerrada com a palestra "A Importância da Segurança para a Magistratura", apresentada por Fabrício Saulo Araújo Martins, Assessor Técnico de Segurança Institucional do TRT-8, e Jedaías Emerson Ferreira, Coordenador da Polícia Judicial do TRT-1. Eles discutiram estratégias e práticas para garantir a segurança dos magistrados e da estrutura judicial.