TRT-8 ganha Secretaria de Saúde para integrar serviços

Ação é reflexo das visitas realizadas no decorrer do projeto TRT-8 Presente
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o secretário Alvaro Rolo, o terceiro da esquerda para a direita, cercado por integrantes das co
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o secretário Alvaro Rolo, o terceiro da esquerda para a direita, cercado por integrantes das coordenadorias. Todos estão em pé, de frente para uma pintura. 

Os serviços de saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) ganharão mais eficácia. Esse é o objetivo da recém-criada Secretaria de Saúde, criada para organizar e planejar o funcionamento de duas coordenadorias já existentes.

Para gerir a nova seção, o desembargador presidente do TRT-8, Marcus Augusto Losada Maia, designou Alvaro Rolo. De acordo com o diretor, a secretaria surge da necessidade de organizar o atendimento médico do tribunal. Assim, ela permitirá que a Coordenadoria de Saúde e a Coordenadoria do Plano de Saúde trabalhem de forma coordenada.

Rolo avalia que, até então, as coordenadorias trabalhavam um pouco distantes, funcionando a partir de demandas. A intenção agora é perceber quais questões podem surgir a partir do trabalho de uma para movimentar o trabalho da outra. “Se o plano detecta problemas que estão causando internação, deve demandar a Coordenadoria de Saúde para que observe o que é necessário para combater. E vice-versa”, explica. 

Ao trabalharem apenas por demanda, observa Rolo, não se tem “planejamento sobre o que pode vir a ter, que é a prevenção. Nós precisamos trabalhar essa prevenção. Essa é a visão do presidente ao criar a Secretaria de Saúde”, pontua. 

O diretor acredita que fazer a comunicação entre as duas coordenadorias, trabalhando a prevenção, será uma forma de evitar o adoecimento dos servidores. Para isso, será necessário analisar causas para encontrar as soluções, evitando que problemas agudos virem casos crônicos. 

A nova forma de atuação, segundo ele, é uma busca “para amenizar, melhorar ou dar tratamento que melhore a qualidade de vida dos nossos servidores, magistrados, dependentes, pensionistas e aposentados também. O ideal é prevenir e não chegar ao problema”, avalia. 

 

Planejamento - Empossado no último dia 2 de maio, Rolo informa que está trabalhando com a equipe na organização desse atendimento e, nos próximos trinta dias fará as divulgações dos programas que poderão ser criados e andamento dos já implementados. 

Juntas, as coordenadorias prestam serviços através de equipes formadas por médicos, dentistas, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social entre outros servidores. A secretaria funciona no mesmo endereço das coordenadorias, no 2º andar do bloco 1 da sede do TRF-8.

 

Foto: Ascom TRT-8