Justiça do Trabalho da 8ª Região finaliza a primeira Semana de Baixa Processual 1º grau

A campanha teve duração de 06 a 10 de maio, com a participação dos magistrados (as) do 1º grau e servidores (as)
No card: Alô, primeiro grau! Semana de Baixa Processual. Você já fez, agora é só dar baixa! De 6 a 10 de maio.
Arte gráfica nas cores branco e laranja. No card: Alô, primeiro grau! Semana de Baixa Processual. Você já fez, agora é só dar baixa! De 6 a 10 de maio. No final do card a logo da Justiça do Trabalho.
Audiodescrição da imagem: 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), finaliza hoje, 10 de maio, a primeira Semana de Baixa Processual do 1º grau, com o objetivo de reduzir o tempo morto dos processos, dar andamento, aumentar a produtividade e a agilidade das decisões judiciais. 

"A baixa processual, em síntese, visa ao arquivamento dos feitos no menor tempo possível. Dessa forma, estimula-se o aumento da produtividade das Varas, a redução da taxa de congestionamento e o alcance às metas do Conselho Nacional de Justiça." comentou o servidor Paulo Rodrigues, da Divisão de Estatística e Ciência de Dados (DIEST)

Paulo Rodrigues também falou que a semana de baixa processual impacta nos indicadores e metas de produtividade que refletem o quanto o tribunal é eficiente. 

"A baixa processual é essencial para o Prêmio CNJ de Qualidade, que foi implementado para estimular os tribunais a alcançar a excelência em vários segmentos, tais como transparência, governança e produtividade." completou. 

Prêmio CNJ de Qualidade - 

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Ao longo dos anos, vários critérios foram sendo aperfeiçoados e incluídos no regulamento da premiação, que é dividida em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia. 

Para a avaliação utiliza-se uma metodologia sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. Assim, em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em quatro categorias, a saber: “Excelência", “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.   

"O prêmio, por sua vez, implica em uma espécie de prestação de contas perante à sociedade, buscar a melhor colocação, com destaque nacional em relação ao Prêmio CNJ, implica em possibilitar, principalmente, a gestão colaborativa da própria sociedade quanto à melhoria do serviço prestado pelo Poder Judiciário." diz Paulo Rodrigues do DIEST. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) foi classificado, por dois anos consecutivos, na categoria Diamante.

Calendário da Semana de Baixa Processual -

Este ano ocorrerá em três etapas

6 a 10 de Maio - 1º grau

10 a 14 de Junho - 2º grau 

8 a 12 de Julho - Vice-presidência