Blitz Ergonômica no TRT8 revela importância do bem-estar no ambiente de trabalho

Médicos do Trabalho percorreram unidades do edifício Sede durante a semana.
Fotografia colorida do desembargador Marcus Losada e do médico do trabalho Valdemar Silva.
Fotografia colorida do desembargador Marcus Losada e do médico do trabalho Valdemar Silva. Na foto o médico está explicando como colocar os computadores na posição correta. 
Audiodescrição da imagem: 

Nesta semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), em parceria com a Coordenadoria de Saúde (CODSA) realizou uma blitz ergonômica, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos servidores(as) e magistrados(as). A ação faz parte de uma iniciativa maior de conscientização sobre a ergonomia nos ambientes laborais e busca adaptar o espaço de trabalho às condições ideais para os colaboradores, evitando assim lesões e doenças ocupacionais.

Durante a blitz, os médicos da CODSA Dario Soares e Valdemar Silva percorreram os diversos setores do tribunal, avaliando as estações de trabalho, incluindo as mesas, cadeiras, equipamento de informática, dentre outros utilizados no dia a dia pelos servidores e magistrados. A equipe também observou a postura dos trabalhadores enquanto realizavam suas atividades rotineiras.

"É importante proporcionar um ambiente de trabalho mais confortável para os servidores(as) e magistrados(as) para que eles consigam trabalhar da melhor forma", destacou Dario Soares. "Pequenos ajustes no mobiliário e na disposição dos equipamentos fazem a diferença”, acrescentou.

Além das avaliações práticas, a blitz incluiu uma série de dicas que ensinaram os os servidores(as) e magistrados(as) sobre a importância da ergonomia e como eles podem melhorar suas próprias condições de trabalho com ajustes simples. Dicas de postura, ajuste do monitor, a importância de fazer pausas e como organizar a mesa de trabalho de maneira eficiente foram alguns dos tópicos abordados.

A desembargadora Selma Leão comentou sobre a ação: “É uma excelente iniciativa porque às vezes nos mantemos em posturas inadequadas, sem perceber os riscos para a nossa saúde. E com essa ação nós temos a oportunidade de corrigir os nossos movimentos a fim de preservar a saúde.”

Com essas iniciativas, o tribunal não apenas cumpre com sua responsabilidade legal, mas também demonstra um compromisso genuíno com a qualidade de vida dos servidores(as) e magistrados(as).