2ª VT de Santarém inicia campanha pela conciliação

A ação está programada para iniciar já na próxima sexta-feira, 17
Arte gráfica nas cores branca, azul e amarelo. À esquerda, o texto: “Na 2ª Vara do Trabalho de Santarém, conciliou sextou! Para
Arte gráfica nas cores branca, azul e amarelo. À esquerda, o texto: “Na 2ª Vara do Trabalho de Santarém, conciliou sextou! Para conciliar, basta informar com antecedência ou solicitar ao servidor a antecipação de sua audiência. Ao conciliar, as partes envolvidas celebram com: bolo e café!”, abaixo, a logo da Justiça do Trabalho. À direita, a fotografia de uma mulher negra sorrindo, ela porta óculos, blusa social branca e segura um copo de café.
Audiodescrição da imagem: 

Os esforços direcionados ao alcance de conciliações em conflitos que chegam até a estrutura do Judiciário são diários e fazem parte das atribuições dos profissionais que atuam nesse segmento do Estado, mas na Justiça Trabalhista essa ação que preza pela construção coletiva de um caminho de acordo para o fim do conflito está na sua origem, no seu "DNA", e são várias formas dadas para estimular que isso aconteça.

Em Santarém, região oeste do Pará, uma ação coordenada pela magistrada titular da 2ª vara do Trabalho naquele município, Giovanna Corrêa Morgado Dourado, busca ampliar esse estímulo, gerando um maior número de conciliações. De acordo com a juíza, a campanha "Conciliou". Sextou!" foi criada "visando implementar novas ações para o atingimento de metas, bem como para a solução mais célere e eficaz dos processos por meio da conciliação. A intenção é atrair as partes para antecipar seus acordos, e elas podem informar com antecedência ou apenas chegar e solicitar ao servidor a antecipação de sua audiência para conciliar, e, ao conciliar, as partes celebram com uma fatia de bolo e um café".

A ação está programada para iniciar já na próxima sexta-feira, 17, antecipando as ações da Vara para a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que será realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, com a participação de todos os Tribunais Regionais do Trabalho, no período de 20 a 24 de maio. Mas a magistrada chama atenção para a ideia de manter a campanha para além desse período. "Nossa intenção é que a campanha permaneça por tempo indeterminado, a depender do resultado, e esperamos que as pessoas se sintam atraídas a vir conciliar com essa implementação."

Serviço:  Antecipação da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.

Quando: 17 de maio as 8h.

Local: 2ª Vara do trabalho de Santarém, Av. São Sebastião, nº 350, Prainha.