TRT-8 reúne com representantes de restaurantes de Belém em prol da inclusão no ambiente de trabalho

Reunião teve como pauta a empregabilidade dos participantes do curso de auxiliar de cozinha, promovido pelo TRT-8 para o projeto Diversidade e Empregabilidade
Fotografia em ambiente fechado de diversas pessoas em pé, lado a lado, formando uma fila mais acima e outra mais abaixo.
— Foto: ASCOM8

No âmbito da promoção da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), tomou uma iniciativa notável. Após a formação de uma turma especial de auxiliar de cozinha para o projeto Diversidade e Empregabilidade, o TRT-8 convidou representantes de estabelecimentos do setor de alimentação da Região Metropolitana de Belém (RMB) para uma reunião que visou a formação de parcerias. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 10 de agosto, no Fórum Trabalhista de Belém.

Marcada pela apresentação do projeto Diversidade e Empregabilidade, a ocasião reuniu representantes de restaurantes, bares e lanchonetes da RMB; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará; e da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos. A colaboração entre entidades externas e o TRT-8 estabelece as bases concretas do projeto, assegurando o seu objetivo central de inclusão no mercado de trabalho. Para a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no ParáIsabela Lima, a iniciativa aproxima a Justiça do Trabalho do setor empregador com diálogo e comunicação.

Ao destacar o compromisso e a importância dessa parceria, o presidente do TRT-8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, enfatizou que o projeto não termina apenas na qualificação desses profissionais: “Nós esperamos colocá-los no mercado de trabalho porque, tão importante quanto qualificar, é arranjar oportunidade, incluir e permitir o acesso para que esse grupo de pessoas possa efetivamente trabalhar”. 

O coordenador do Subcomitê da Diversidade do TRT-8, desembargador Antonio Oldemar Coelho dos Santos, também destacou a importância da parceria firmada com as empresas para o sucesso social ainda maior do projeto: “A ideia é a inserção social, daí o porquê de nós convidarmos as empresas a serem parceiras conosco nesse projeto”. 

A demanda pelo curso de auxiliar de cozinha superou as expectativas, com um número de inscrições quatro vezes maior do que o número de vagas oferecidas. Isso demonstra a ânsia pela qualificação e oportunidades de emprego em um ambiente inclusivo. A colaboração com a Unama (Universidade da Amazônia) foi fundamental para o resultado.

“Quando a Unama foi convidada, ela abraçou a causa para além do que estávamos esperando para esse segmento. Estamos esperando os nossos novos alunos com toda a qualidade que a Unama dispõe aos seus discentes, e certos de que a qualificação que eles irão receber será extremamente útil aos futuros colaboradores das empresas”, comemorou Claudia Doce, assessora jurídica da Unama.

A representante da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Direitos HumanosEdilza Fontes, elogiou o projeto: “É um projeto muito bom pensado para a inclusão social a partir de um corte muito rico que se chama 'trabalho'. Faço votos para que o projeto se amplie”.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado de diversas pessoas em pé, lado a lado, formando uma fila mais acima e outra mais abaixo. Ao fundo, uma parede branca em que é projetada uma arte com fundo branco e a logo do projeto Diversidade e Empregabilidade.