TRT-8 promoveu palestra sobre os distúrbios do bruxismo para magistrados e servidores
O bruxismo é um problema silencioso que atinge, em média, 30% da população mundial, sendo comum em qualquer idade. Em vista de esclarecer melhor esse distúrbio, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), por via da Coordenadoria de Saúde (CODSA), realizou a palestra “Bruxismo, o que precisamos fazer para poder tratar.” O evento foi ministrado pela dentista, Dra. Tatiana Foscaldo, na tarde desta quarta-feira, 24, no auditório Aloysio da Costa Chaves no prédio-sede do TRT-8.
A palestra abordou as causas e consequências do bruxismo, além de explicar as formas de tratamento e alertar sobre as falácias cometidas e pregadas por odontólogos “milagrosos”. Existem vários tipos de bruxismo e é fundamental entender qual tipo está acometendo o paciente antes de pensar no tratamento. Os dois principais tipos de bruxismo são o “do sono” e “da vigília”, podendo ou não estarem associados a outros distúrbios e doenças.
A presença do bruxismo pode estar relacionada a um grande leque de possibilidades como: estresse e ansiedade, uso excessivo de telas antes de dormir, diversas questões respiratórias (apnéia, ronco e alergias), refluxo gástrico, hipervigilância e qualquer tipo de distração que possa prejudicar o sono. Além disso, a utilização de certas substâncias como o café, cigarro, álcool e alguns medicamentos podem agravar o bruxismo.
A palestrante, Dra. Tatiana Foscaldo, é dentista e especialista em bruxismo, disfunção temporomandibular e dores orofaciais e explicou a importância de expor sobre o bruxismo: “Por ter consequências orais, falar de bruxismo é muito importante. Então você pode pensar que a primeira consequência é o desgaste dentário, o que pode incomodar o paciente e levá-lo a procurar ajuda, mas a maior importância está no fato de que o bruxismo pode ser a ‘ponta do iceberg’; associado ao bruxismo pode ter estresse, ansiedade, desordem do sono, refluxo gastroesofágico, uso de certo medicamentos etc.. Então é importante alertar que o bruxismo pode ser um pouco mais amplo do que só o desgaste dentário que vemos na boca.”
O bruxismo já é um hábito que passa despercebido quando a pessoa está acordada, quando se trata do bruxismo do sono é ainda mais difícil de ser notado e muitas vezes depende do aviso de terceiros para tal, sendo o principal sintoma, alguém escutar o bater de dentes durante o sono. “Se alguém te escuta ranger dentes muito provavelmente é porque tem o bruxismo do sono, mas ele pode estar associado a dores na face ao acordar, sensação de travamento da boca e desgaste dentário. O som, as dores e desconforto ao acordar e o desgaste, sendo que o desgaste é o menos específico, são os principais métodos que podemos identificar o bruxismo do sono. Agora se tiver ronco associado, se houver queixa de sono ruim, alertamos pro bruxismo associado a apnéia que talvez seja o outro momento de ponta de iceberg que precisamos ficar de olho. E o paciente com apnéia tem muito desgaste dental, quando o desgaste é bruto, vale a pena o paciente investigar se possui refluxo e/ou apnéia.”
“Quando o bruxismo da vigília é muito forte, pode haver indicação para que procure auxílio relacionado a questões comportamentais/psicológicas. A gente tenta terapias de alteração comportamental, adesivos, aplicativos e etc.; quando o paciente faz tudo isso e ainda assim é impossível parar de tensionar a boca, é porque na verdade o bruxismo da vigília está muito associado a estresse e ansiedade e se não resolver isso, não vai conseguir resolver a questão dentária, então, às vezes, a gente tem que ter essa conversa para que o paciente tente enxergar o problema com mais amplitude e busque, por exemplo, psicoterapia.” reiterou Tatiana Foscaldo sobre os problemas que podem estar associados ao bruxismo e sobre os tratamentos, que muitas vezes não são de encargo do dentista.
A palestra fez parte de uma iniciativa da CODSA de trazer temas relacionados à saúde para servidores(as) e magistrados(as) durante o ano de 2023. O evento todo foi realizado enquanto era gravado para a página de youtube do TRT-8 e pode ser conferido aqui. Para o mês de junho está planejada mais uma palestra, dessa vez sobre o tema saúde feminina e contará com a presença da ginecologista e obstetra Dra. Valéria Pontes.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Em frente a um palco, a palestrante, uma mulher loira vestindo camisa rosa e calça jeans, segurando um microfone. Atrás dela, suspenso, uma quadro de projeção com os slides da palestra. Fim da descrição.