TRT-8 promoveu o curso Hórus para integrar servidores recém-empossados.

Aulas foram no formato telepresencial
Fotografia em ambiente fechado.
— Foto: ASCOM8

As aulas do curso telepresencial do Hórus foram realizadas no período de 22 a 26 de maio de 2023, como uma iniciativa da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região(TRT-8) para integrar os novos servidores, lotados fora da sede. O curso possibilitou uma abordagem prática do uso do Hórus, alternando a apresentação de conceitos necessários com o uso mais proveitoso possível do programa, mediante a apresentação de atividades a serem efetuadas pelos alunos com foco em suas unidades.

As aulas foram ministradas pelo instrutor Luiz Carlos Damascena, com transmissão aos alunos via sala de reunião do Google Meet, o que permitiu a exibição do material de apoio e interação entre alunos e professor. 

Segundo o instrutor, o curso "Hórus: uma abordagem prática" tem sido realizado por meio de uma abordagem inovadora, fazendo com que os servidores de fora da sede vivenciem uma experiência de treinamento mais próxima possível das aulas presenciais.

"O curso oferecido desta forma é a materialização de uma iniciativa inovadora, com o objetivo maior de levar recursos de capacitação aos servidores de fora da sede na ferramenta de BI Hórus, treinamentos estes ora inviabilizados pelas grandes distâncias, dificuldade de agenda ou carência de recursos." relatou Luiz Carlos Damascena

O curso teve a oferta de 17 vagas, o instrutor comenta que houve procura por servidores fora do perfil eleito para este evento, que receberam as devidas orientações para eventos futuros, e a turma apresentou muito interesse na qualificação e no aprendizado de como melhor utilizar os recursos da ferramenta.

"É uma experiência nova, nós estamos aprendendo juntos, mas é uma intensa alegria poder alcançar nossos colegas de fora da sede", comentou.

A apresentação dos recursos e o estímulo à atividade prática é a principal proposta do curso. O instrutor recomendou que os alunos executem as pesquisas propostas dentro do universo de informações de suas varas e a compartilhar descobertas e soluções vislumbradas.

"Aguardo a devolutiva com expectativa, para aferir o impacto positivo, mas principalmente as críticas que nos ajudarão a melhorar o modelo, nos trazendo novas ideias. O objetivo é continuar capacitando o máximo de servidores, dentro e  fora da sede, nesta ferramenta que tanto nos tem ajudado, o Hórus", finaliza Luiz Carlos Damascena.

Visto que o Hórus é uma ferramenta de fundamental importância e relevância para os(as) servidores(as) e magistrados(as), novos cursos estão previstos para o segundo semestre de 2023.

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado com homem, vestindo camisa de botão azul escura, em frente a uma mesa com dois monitores, um deles ligados na sala de reunião do Google Meet e outro no Hórus. Fim da descrição.