TRT-8 promove semana de Itinerância no Amapá
Durante os dias 02 a 05 de maio, a Justiça Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) visitou os municípios de Amapá e Calçoene. Os serviços ofertados foram uma parceria do TRT-8 com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em Amapá, os atendimentos foram realizados no Fórum; já em Calçoene a programação foi na unidade SuperFácil, todas as audiências aconteceram na Defensoria Pública dos municípios.
Além das parcerias já citadas, houve cooperação das Secretarias de Ação Social e de Saúde, através desta foram realizados os serviços de realização do Cadastro Único, Bolsa Família, atendimento psicossocial no CRAS e CREA, vacinação e alistamento militar.
No dia 4, a itinerância visitou a comunidade quilombola Cunani, distrito de Calçoene, para realização de alguns serviços e consolidação de uma programação completa durante a próxima visita ao município. No dia 5 foi realizada uma grande ação no Distrito de Lourenço, mais especificamente no Garimpo local, de onde parte toda a economia do distrito. Paralelo aos serviços de atendimento aos cidadãos, foram feitas atividades de conscientização contra o trabalho infantil e de educação ambiental na Escola Estadual Juvenal Teixeira, que teve como público os professores, alunos e seus pais.
A juíza do Trabalho Núbia Guedes exprimiu a alegria pela realização da itinerância: “Apesar do profundo cansaço da viagem, foi absolutamente gratificante. É uma região de gigante carência, estigmatizada, mas que caminha com esperança por dias melhores e mais cidadania”.
A relevância dos serviços do TRT-8 foi ressaltada pela assistente social e Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social, Gracilene Aleixo Barros. “Foi de suma importância para a população fornecer atendimentos que não tem no município, facilitando a vida dos moradores de Calçoene e do distrito de Lourenço, que enfrentam a dificuldade de difícil acesso a serviços, devido a má qualidade de estrada. A população só tem a agradecer por essa ação”.
Na Escola Estadual Juvenal Teixeira, única escola do distrito de Lourenço, as ações tiveram conteúdo mais didático e com abordagens diferentes com participação da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; impactando diretamente cerca de 300 pessoas, das quais, 286 alunos (as). Para a diretora da escola, Joana Cleide Alves Rodrigues, a colaboração com a Justiça do Trabalho deve ser reforçada. “Gostei muito de desenvolver um trabalho em parceria com o TRT-8, a Juíza Núbia Guides e todos que fizeram parte da sua equipe desenvolveram com maestria a parceria com a Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira. Ficamos impactados e felizes com as informações que nos foram repassadas, foi um excelente trabalho e queremos esta equipe novamente na escola”, comentou.
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto com dez pessoas enfileiradas lado a lado, 8 mulheres e 2 homens. Fim de Descrição.