TRT-8 oferta curso de Libras para capacitar quadro funcional ao atendimento inclusivo e especializado
Em mais uma atividade para a garantia da acessibilidade no atendimento à população, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), abre a turma para o curso de Libras Básico deste ano. Participarão até 30 pessoas do quadro funcional do TRT-8, entre magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as), indicados pelo Tribunal. O curso acontece na modalidade híbrida (presencial e telepresencial) e tem início no dia 15 de maio.
Com aulas teóricas e práticas, o curso Libras Básico pretende colaborar com a acessibilidade comunicacional ao difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) dentro do ambiente de trabalho. Segundo a ECAISS, “após cada aula, o aluno realizará a prática do conteúdo ministrado, por meio de atividades aplicadas e receberá o feedback individual. Serão utilizadas metodologias diversificadas e ativas, com foco na aprendizagem vivencial, adequadas ao conteúdo e experiências do aluno, intervenção prática etc.”
O curso de Libras Básico irá ensinar aos participantes o processo inicial da comunicação na língua de sinais. Entre o conteúdo programático do curso, estão temáticas como fundamentos da educação dos surdos, alfabeto manual, cumprimentos (apresentação, saudação, agradecimento e despedida), dias da semana e meses do ano, verbos e as diversas formas de expressão em Libras.
Além disso, as aulas também serão focadas em capacitar o quadro funcional do TRT-8 participante para que todos se preparem para o atendimento especializado a uma pessoa surda. Por este motivo, está inserido no programa, aulas sobre o vocabulário específico de sinais utilizados diariamente no trabalho exercido.
Para ministrar a capacitação, o TRT-8 convidou duas professoras de Libras para acompanhar os alunos durante todo o período de ensino. Cássia Mendes é ouvinte, graduada em Letras - Libras e em Pedagogia. É especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e tem vasta experiência como instrutora, tendo atuado em outros órgãos públicos como Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Escola do Governo do Estado do Pará, Tribunal de Justiça do Pará e Casa da Linguagem.
“Gostaria de parabenizar a iniciativa do TRT-8 que vem possibilitando, através do curso de Libras, a inclusão do cidadão surdo à área trabalhista. O curso de Libras não é simplesmente aprender uma língua. É, principalmente, abrir acesso ao surdo em todos os âmbitos da sociedade, e esse passo o TRT-8 tem se preocupado em alcançar”, relata a professora.
Além de Cássia, a segunda instrutora que acompanhará os alunos será Aline dos Santos Silva, surda e também graduada em Letras - Libras. Aline possui pós-graduação em Tradução e Intérprete em Libras e auxiliará os alunos e alunas a alcançarem mais um passo da comunicação acessível que o TRT-8 tem trabalhado.
Serviço: Curso de Libras Básico
Datas e horários: 15 a 17/05/2023, das 9h às 12h e 13h às 16h (presencial); e 21/06, 19/07, 23/08, 20/09, 18/10 e 22/11/2023 (telepresencial)
Local: Sala de Aula do Campus Virtual ou Auditório da ECAISS
Público-alvo: magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as) que trabalham com atendimento de pessoas (serão indicados)
Quantidade de vagas: 30
Instrutoras: Adelma de Cássia das Neves Mendes (ouvinte) e Aline dos Santos Silva (surda)
#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo azul claro. No canto superior esquerdo, uma linha branca com o texto "Cursos ECAISS" em azul. No outro canto, outra linha branca com o texto "Capacitação continuada" também em azul. Abaixo, o texto "Curso de Libras Básico" em azul escuro. Abaixo, alinhado à esquerda, a fotografia das duas instrutoras. Ao lado, informações sobre o período, horário das aulas, modalidade, público-alvo, quantidade de vagas e carga-horária, que já foram citados no texto acima. Abaixo, centralizado, a logo do TRT-8 em azul escuro.