TRT-8 aborda o trabalho infantil na Amazônia no II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia

O evento aconteceu em Belém, no período de 9 a 11 de novembro
Fotografia em ambiente fechado que reúne duas pessoas em pé segurando um certificado. Fim da descrição. 
— Foto: ASCOM8

"Trabalho infantil na Amazônia: análise e reflexões!” foi o tema da palestra proferida pela desembargadora corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP, Maria Zuíla Lima Dutra, durante o II Congresso Nacional de Processo, Constituição e Tecnologia, no último dia 11.

O evento ocorreu no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, em Belém, de 9 a 11/11/2023 e teve como tema “Direito e Amazônia: novas perspectivas do sistema de Justiça”. O público foi presenteado com palestras de renomados juristas brasileiros e lusitanos, tais como: Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, Prof. Nelson Nery Júnior, Prof. Raimundo Chaves Neto da Universidade de Lisboa, Procuradora do Trabalho Gisele Goes, Profa. Maria Sylvia Di Pietro, além de outros.

Cerca de 1.500 inscritos participaram da programação. A participação da Desembargadora Zuíla Dutra ocorreu no último dia do evento, 11. A magistrada começou fazendo um breve histórico sobe as normas de proteção da infância e, em seguida, fez uma abordagem de algumas das piores formas de trabalho infantil na Amazônia e suas consequências na vida das crianças que as desempenham, a exemplo do trabalho nas ruas e outros logradouros públicos, nas carvoarias, na fabricação da farinha de mandioca, nos lixões, na coleta de caranguejos em manguezais, de peconheiro na colheita do açaí, na extração e corte de madeiras, na coleta de mariscos que exige mergulho e o trabalho infantil doméstico.

A Desembargadora também mostrou imagens das ações mais impactantes desenvolvidas pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, que coordena há 10 anos juntamente com a juíza do Trabalho, Vanilza Malcher. Para a magistrada “foi uma grande oportunidade de conscientização sobre os males provocados pelo trabalho infantil que afetam não somente as vítimas da exploração, mas toda a sociedade, além de comprometer o futuro da Amazônia e do Brasil”, observa.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado que reúne duas pessoas em pé segurando um certificado. Fim da descrição.