Santarém recebe semana do Projeto Judiciário Fraterno

Essa foi a primeira grande ação do Projeto no município
Ambiente de sala de informática com vários computadores e os alunos são crianças e adolescentes.
— Foto: ASCOM8

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoveu a primeira semana do Projeto Judiciário Fraterno no município de Santarém, noroeste do Pará, entre os dias 4 e 6 de setembro.

O evento contou com o apoio e colaboração do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado do Pará, Secretaria da Educação do Estado do Pará, Universidade ULBRA de Santarém, Prefeitura Municipal de Santarém, Secretaria Municipal do Trabalho de Santarém, OAB Santarém, Comissão Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e da Escola Municipal Amália Queiroz de Souza. 

A desembargadora do Trabalho e Corregedora Regional, Maria Zuíla Lima Dutra, comentou sobre a importância da ação: “Nesta semana conseguimos beneficiar mais de 600 pessoas por meio de cursos de capacitação para mulheres, crianças e adolescentes, além de atividades culturais e dos muitos pedidos que recebemos para realizar outros eventos da espécie, o que atesta a relevância do projeto para a sociedade. Por essas razões, levar o Judiciário Fraterno para a minha terra natal foi uma experiência simplesmente inolvidável!”

Além do objetivo de ajudar as crianças, o projeto também visa incluir o proposto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, que trata da igualdade de gênero e empoderamento feminino. Sobre esses objetivos, a desembargadora reitera: “Penso que esse objetivo dificilmente será alcançado até 2030, mas se nos unirmos com esse propósito, como estamos fazendo com o Judiciário Fraterno, estaremos dando um passo gigante para esta mudança. De março/2022 até setembro de 2023 já beneficiamos 13.771 pessoas com este projeto. Por tudo isso, sempre que eu falo com uma mulher que vive em situação de vulnerabilidade social, eu digo, com base na minha experiência: ‘Por mais difícil que seja a sua situação de vida, acredite que dentro de você existe uma força capaz de enfrentar todos os desafios que a vida e a sociedade lhe impõe. Confie na sua capacidade, enfrente tudo e todos com garra e confiança. Comece fazendo o que é possível, com determinação, sem parar, e quando perceber estará realizando o que parecia impossível. O seu espírito de luta será o melhor exemplo para contagiar os seus filhos para que acreditem e construam um futuro digno.’”

A programação contou com rodas de conversa e palestras sobre temas relacionados ao trabalho infantil, aprendizagem e empoderamento feminino; cursos de bolo e informática com entrega de certificados; apresentações musicais dos alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca e do coral do projeto “Transformar Vidas”.

A juíza do Trabalho Giovana Morgado Dourado, titular da 2ª Vara do Trabalho de Santarém, participou da semana do Judiciário Fraterno e relatou a alegria da realização do evento. “A primeira Semana do Judiciário Fraterno em Santarém foi sensacional! Juntou crianças, jovens e mulheres de diversas regiões para ouvir palestras sobre diversos temas ligados à infância, a adolescência e as mulheres. No curso de bolos artesanais participaram 20 mulheres. No ciclo de palestras reuniram-se ao longo dos 3 dias de evento mais de 600 pessoas. Superou todas as expectativas pois prendeu a atenção dos participantes, emocionou e o mais importante, plantou a semente da busca por um futuro melhor para aquelas crianças e adolescentes.”

Fotos disponíveis aqui.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado. Ambiente de sala de informática com vários computadores e os alunos são crianças e adolescentes. Ao fundo da foto, os funcionários e instrutores do curso de informática, 5 adultos, sendo 3 homes e 2 mulheres.