Os desafios éticos na Justiça do Trabalho, crimes cibernéticos, saúde mental e letramento racial foram os temas dos painéis do último dia da XI Semana Institucional

Palestras e oficinas encerram a XI Semana Institucional realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho, por meio da Escola Judicial-8
Fotografia
— Foto: ASCOM8

Encerrando a programação da XI Semana Institucional - inovação, gestão e trabalho decente - realizada pela Escola Judicial (Ejud-8), durante a manhã desta quinta-feira, 7, foram realizadas as palestras sobre crimes cibernéticos e os desafios éticos na Justiça do Trabalho, ministradas, respectivamente, por Dmitri Teles, delegado da Polícia Civil do Estado do Pará e pelo desembargador e coordenador da Comissão de Ética e Integridade do TRT-8, Paulo Isan.

 

Reafirmando a importância de garantir a segurança no ciberespaço, sobretudo, nos dados e informações da Justiça do Trabalho, o delegado Dmitri Teles abriu a programação dos painéis, deu dicas e esclareceu  as dúvidas dos participantes presentes no auditório do Regional. "O elo mais fraco de todo esse sistema é o operador, o ser humano. A gente pode facilmente ser ludibriado a repassar informações que interessam ao criminoso. Além disso, a questão da conscientização por meio da educação, o conhecimento dos golpes, como eles são aplicados e como reagir, isso deve sempre perpassar pelos procedimentos das empresas e instituições", ressaltou o palestrante. 

 

Dando continuidade a programação a segunda palestra foi realizada pelo desembargador do TRT-8, Paulo Isan, que falou sobre questões éticas vivenciadas no ambiente de trabalho. "É com enorme prazer que participo desta programação e estou muito grato pelo convite da Ejud-8. E hoje, é um dia para falarmos dos desafios que fazem parte do nosso cotidiano, tanto  na administração pública quanto na privada. É interessante notar que, tudo que impacta de forma negativa na percepção social de que somos íntegros, mina a nossa própria legitimidade."

 

Saúde física e mental também foi um dos temas abordados. A psicóloga e professora, Bárbara Sordi, falou sobre a dificuldade em lidar com nossas emoções. "Pensar em saúde e politizar essa reflexão também é necessário. E quando a gente fala sobre saúde mental e física, normalmente as pessoas tendem a separar as duas, e não é isso. Temos que pensar nesse conceito de forma integrada e ampla", ressaltou a psicóloga.

 

Finalizando o painel com o tema letramento racial, a roda de conversa foi conduzida pelos magistrados Oldemar Coelho dos Santos, coordenador do subcomitê de diversidade do tribunal e pela juíza do Trabalho, Odaise  Benjamim Martins.

 

"O convite feito pela Escola Judicial, foi exatamente para reproduzir o curso de letramento racial que fizemos em Brasília recentemente. Então, a ideia é compartilhar com todos os presentes o conhecimento adquirido. Um aprendizado antirracista, bem como conhecer a história da população preta no Brasil. Não basta apenas dizer que não é racista. Você tem que ir além e ter atitudes antirracista", pontuou o magistrado. 

 

 

Curso  

 

Durante a tarde, os gestores participaram da oficina "Kanban", método que visa aprimorar a execução das tarefas diárias. A programação aconteceu no salão nobre do regional e foi ministrada pelos servidores do TRT-8, Alex Barros, Lilian Medeiros e Aline Silva.

 

"A programação realizada durante todo o dia de hoje foi excepcional, bem como, toda a programação realizada no evento. As nossas oficinas, vem para ratificar tudo o que já tinha sido debatido em nossa correição; as informações e determinações recebidas, sendo de fato, muito importante para nós, diretores das Varas do Trabalho", falou Simone Muller, diretora da 1ª VT de Belém.

 

Premiação

 

Finalizando a programação do evento, o presidente do regional, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, discursou e agradeceu a todos e todas presentes pela dedicação ao trabalho executado na Justiça do Trabalho, que resultou na conquista de mais um selo diamante concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no última terça-feira, 5. 

 

"Eu espero que o evento da XI Semana Institucional, tenha surtido o resultado desejado por todos nós. Quero aqui, já com  o prêmio diamante concedido para o Tribunal, registrar o meu profundo agradecimento e reconhecimento ao trabalho e empenho de todos vocês. Esse selo é fruto da necessidade que nós temos de prestar um serviço de qualidade. E, espero que no próximo ano, a gente possa galgar um pouco mais e que a gente consiga o selo excelência, fazendo com que nosso trabalho seja reconhecido", discursou o presidente.  

 

#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado com várias pessoas sorrindo e com as mãos para cima, no palco do auditório do TRT-8.