Macapá recebeu pela segunda vez a Semana do Judiciário Fraterno do TRT-8
Entre os dias 6 e 10 de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizou várias ações do projeto Judiciário Fraterno, voltadas para mães e alunos(as) de Macapá, no estado do Amapá. A programação inclui cursos de capacitação, palestras e rodas de conversa que abordaram temáticas importantes para a sociedade atual.
Realizada no Fórum Trabalhista de Macapá, esta foi a segunda vez que o foro recebeu a programação do Judiciário Fraterno. A ação ofereceu diversos cursos de capacitação e palestras como: cursos de informática básica; cursos de panificação: bolos e doces; aulas de yoga e respiração; palestras sobre TDAH/Autismo; palestras sobre racismo; palestras de recrutamento de aprendizagem – Jovem Aprendiz, entre outros.
Durante a semana de atividades, foi oferecido um curso de informática básica para 20 alunos da Escola Estadual Edgar Lino, assim como um curso de bolos e doces para as mães dos alunos e alunas da comunidade escolar. Ao final, os participantes receberam certificados de conclusão dos cursos que poderão ser incluídos em um currículo profissional para futuras vagas de empregos.
O técnico judiciário do TRT-8 José Victor Herculano que está há cinco meses trabalhando no órgão comentou sobre as ações.
“A semana institucional do Judiciário Fraterno do Fórum Trabalhista de Macapá representou um momento histórico para a instituição já que propiciou a democratização buscada por essa Justiça Cidadã. Levamos os alunos às Varas do Trabalho para apresentar o funcionamento de nossa instituição, em especial apresentar as salas de audiência do seu funcionamento. Não podemos esquecer também que os pais desses alunos também participaram do evento por meio da realização de curso de bolos e doces que foram apresentados no último dia junto a uma roda de marabaixo protagonista do nosso último dia de evento”, comenta
A instrutora de informática do TRT-8, Simone Callegario, destacou sobre a importância da realização dos cursos de informática aos alunos e alunas da Escola Estadual Edgar Lino.
“É muito gratificante, toda vez que eu participo dessas ações eu me emociono no final porque a gente consegue ajudar, parece ser tão simples pra gente um conhecimento, e quando passamos a alguém, eles dão uma importância maior porque você tá capacitando alunos para se tornarem em breve jovens aprendizes, e depois profissionais. Acredito que tenha sido muito importante também porque a informática hoje é essencial. Foi uma semana muito positiva, deu pra passar bastante conhecimento para eles, e eu espero poder capacitar mais turmas, e que a gente consiga ajudar mais gente”, destacou.
Participaram da Semana do Judiciário Fraterno, em Macapá, a juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de Macapá e gestora da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, Odaise Cristina Picanço Martins, a instrutora de informática do TRT-8, Simonne Callegario, o Técnico Judiciário do TRT-8, José Victor Herculano, além de padrinhos e voluntários.
Confira aqui as fotos das atividades realizadas
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente fechado de dezenas de pessoas lado a lado, em diferentes fileiras com as mãos levantadas.