Governo do Amapá alerta sobre cuidados durante período de queimadas no Amapá
Os últimos meses do ano são de constante alerta para o estado do Amapá, na região norte do Brasil. As queimadas são recorrentes e requerem cuidados redobrados com a saúde. Por isso, é importante estar atento às orientações que devem ser seguidas neste período para evitar complicações.
A fumaça proveniente desta problemática pode aumentar o número de internações por doenças respiratórias. De acordo com o governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, em 2023 o estado registrou mais de 10 mil focos de incêndio até o mês de outubro.
Segundo recomendações do médico Steven Pinheiro, coordenador da Coordenadoria de Saúde (Codsa) do TRT-8, “todos devem manter-se bem hidratados, e na presença da fumaça, a orientação é que usem uma máscara para evitar a inalação”.
O médico destaca ainda que os problemas de saúde que a inalação da fumaça pode causar são: faringite alérgica, rinite alérgica, sinusite alérgica e asma brônquica. É importante ressaltar que em caso de sintomas como náuseas, taquicardias, tonturas e/ou sensação de desmaio, torna-se necessário buscar atendimento médico.
Mais informações e orientações podem ser conferidas na nota informativa emitida pelo Governo do Estado do Amapá em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde.
Download da Nota Informativa n° 01/2023 NVST/DEVS/SVS/AP
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente aberto de um homem negro com cabelos escuros e cacheados, usa blusa rosa, uma mochila azul nas costas e máscara de pano azul claro. Ao lado direito, o texto "Governo do Amapá orienta sobre cuidados com a saúde no período de queimadas" na cor branca acima de uma faixa azul. No canto inferior direito, a logo do TRT-8.