Estagiário da Ascom participa de Mostra Anual de Fotojornalismo em São Paulo
Estagiário de Jornalismo da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região, Marx Vasconcelos, 21 anos, participou da 17° edição da Mostra Anual de Fotojornalismo, organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do estado de São Paulo (ARFOC-SP).
O evento, realizado no último domingo, 05, teve a presença de 51 repórteres que apresentaram 73 imagens, seis ensaios e seis reportagens de vídeo. As fotos selecionadas foram projetadas, em formato de exposição, no elevado João Goulart (mais conhecido como minhocão) no centro da cidade de São Paulo.
A mostra anual da ARFOC-SP é considerada a maior do Brasil e reúne as melhores imagens produzidas sejam por veículos de imprensa, fotógrafos independentes ou autônomos e participam os principais fotojornalistas do Brasil.
Marx participou na categoria individual da exposição e sua foto mostra o salto de um soldado do Exército Brasileiro durante a cerimônia de formatura do 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro produzida em julho de 2022. Confira aqui.
“Poder ser selecionado para participar da Mostra foi uma grande honra, foi a realização de um sonho. Eu nunca imaginaria que eu, meu trabalho, seria selecionado junto com os maiores da fotografia do país. Não pensei que com 21 anos eu teria esse privilégio de participar de uma mostra e ter uma fotografia minha exposta no centro de São Paulo”, comemora Marx.
Estagiário da ASCOM desde 2022 e atualmente cursando jornalismo, de família humilde, nunca fez nenhum curso de fotografia e tudo que aprendeu foi por meio da sua força de vontade e correndo atrás de seus objetivos. Começou a trabalhar com fotojornalismo em 2019, costuma fazer freelancer para o Jornal Estadão e em 2022 ganhou o prêmio SEBRAE de jornalismo, na etapa estadual, na categoria fotojornalismo. “Eu sigo nessa caminhada que é bastante difícil, porque eu não tenho condições de comprar um equipamento mais sofisticado ou evoluído; mas apesar de tudo, isso foi o motivo de eu ter um gás a mais e ter uma inspiração a mais para lutar pelos meus sonhos e seguir lutando nessa caminhada”, conclui.
#ParaTodosVerem: Fotografia em local aberto, nooturno. Em primeiro plano um homem fotografando um jovem, em segundo plano uma fotografia sendo projetada na lateral de um prédio. Ao fundo um grupo de pessoas conversando. Fim da descrição.