Dia do Oficial de Justiça foi celebrado no último dia 25 de março

Criada em 2015, a data homenageia todos os Oficiais de Justiça do Brasil
Arte gráfica em azul escuro, verde e branco.
— Foto: ASCOM8

No último sábado, 25, foi celebrado o Dia Nacional do Oficial de Justiça, a data foi criada em 2015 para homenagear e pôr em evidência o trabalho realizado pelo profissional responsável pelo cumprimento das ordens judiciais determinadas por juízas e juízes nos processos que tramitam nas varas do Trabalho e no Tribunal.

O trabalho do Oficial de Justiça na região norte é uma tarefa árdua, os desafios impostos pelas características da região amazônica como locais de difícil acesso, tempo meteorológico, distância entre cidades e os rios amazônicos faz com que não seja fácil materializar as ordens judiciais nas ruas. 

Segundo Keitiane Silva, chefe da Central de Execução em Belém, o dever do oficial de justiça é imprescindível para a execução de um direito concedido. “Um direito concedido que não é cumprido, é como se não existisse. Sabemos que o direito está no papel mas enquanto ele não se materializa no mundo dos fatos, ele é uma “letra morta”. Então a importância do Oficial de Justiça é concretizar o direito concedido através do cumprimento dos mandados judiciais”, contou. 

A Justiça do Trabalho da 8° Região conta com cerca de 90 Oficiais de Justiça que atuam dentro dos fóruns, varas e tribunais para auxiliar os magistrados, exerce papel fundamental na sociedade, a fim de facilitar o acesso do cidadão ao Judiciário. 

Entre as atribuições do Oficial de Justiça estão realizar citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências próprias do seu ofício, executar as ordens do juiz a que estiver subordinado, entregar o mandado em cartório após seu cumprimento, auxiliar o juiz na manutenção da ordem, efetuar avaliações, quando for o caso, certificar, em mandado, proposta de autocomposição apresentada por qualquer das partes, na ocasião de realização de ato de comunicação que lhe couber. 

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região presta sua justa homenagem a todas e todos os Oficiais de Justiça que integram este Tribunal, com extensão das homenagens se estende aos profissionais de outros Tribunais do Pará, Amapá e do Brasil.

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica em azul escuro, verde e branco. À direita, na cor branca: 25 de março, Dia do Oficial de Justiça. Abaixo, em amarelo: O servidor que conecta o Judiciário ao Cidadão. No canto inferior esquerdo, o logo do TRT-8. Fim da Descrição.