Abrace suas emoções: TRT-8 promove momento de diálogo sobre saúde mental
“Desvendando o cérebro: mitos e verdades sobre o uso de medicações psiquiátricas” foi o tema da primeira palestra realizada pela campanha “Abrace suas emoções”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) em prol do cuidado com a saúde mental. A discussão, mediada pelo médico psiquiatra Igor Emanuel Vasconcelos, aconteceu de forma online e promoveu um rico debate entre os ouvintes sobre psicofármacos.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do autocuidado emocional dos ouvintes, a palestra com o doutor Igor Emanuel Vasconcelos abriu as atividades da campanha do TRT-8 em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. “Este é um momento de dupla conscientização, com o Setembro Amarelo e com outubro, que é o mês da saúde mental. Eu fico muito honrado pelo convite feito pelo TRT-8 e tenho só a agradecer por esta oportunidade, por fazer parte deste momento, que eu diria até histórico”, celebrou o médico.
Uma das missões da campanha é desconstruir tabus, e foi por isso que a palestra abordou o uso de medicações psiquiátricas. Além disso, foi muito debatido também a importância de abraçar sentimentos denominados “ruins” como momentos passageiros de desafios.
“Nosso objetivo é de sensibilização, principalmente depois da pandemia ainda há muito tabu e muito preconceito. Todos precisam ser acolhidos, todos precisam cuidar da saúde mental, mas alguns são mais abertos, outros não. Nosso intuito é sensibilizar, algo que seja conversado sem vergonha, que as pessoas se abram mesmo para essa essa questão e cuidem de si mesmo e assim priorizar e cuidar da saúde mental”, explicou a psicóloga da Codsa, Úrsula Gomes.
Além da palestra com o médico psiquiatra sobre psicofármacos, também será realizada pela campanha uma feira de autocuidado, aulas de yoga e meditação no período entre 24 a 26 de outubro.
#ParaTodosVerem: Captura de tela de uma chamada de vídeo. Abaixo, a logomarca do TRT-8.