TRT8 ganha prêmio de melhor programa de estágio entre Organizações Públicas Federais e do Judiciário

O prêmio foi concedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola
Imagem referente ao prêmio  de melhor programa de estágio entre Organizações Públicas Federais e do Judiciário
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região foi premiado em 1º lugar no 13º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), no dia 28 de abril. O TRT-8 concorreu na categoria Melhor Programa de Estágio entre Organizações Públicas Federais e do Judiciário, na faixa de Instituições com 50 estagiários ou mais. O prêmio é destinado às organizações públicas, privadas, de economia mista e entidades do terceiro setor, que promovem oportunidades de crescimento profissional a jovens estudantes, por meio de programas de estágio, e colaboram com a sua inserção no mercado de trabalho.

A Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas (Asdep) é o setor responsável pelo Programa de Estágio do TRT-8, que atua em parceria com o CIEE para gerenciar todo o fluxo de entradas e saídas de estudantes. O programa conta com a parceria dos supervisores de estágio, que são designados para acompanhar os estudantes durante o período de aprendizagem. Durante a premiação, a assessora-chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TRT-8, Carolyne Soares, falou sobre as mudanças ocorridas no Programa de Estágio da instituição. “Nos últimos anos passamos por uma transição, voltamos o nosso olhar para o desenvolvimento do estudante para que possamos contribuir tanto para a carreira dele quanto para os resultados do Tribunal”, destacou. 

Atualmente, são disponibilizadas 209 vagas de estágio para estudantes de nível superior, distribuídas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo), Design Gráfico, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, História e Pedagogia. O preenchimento das vagas ocorre por meio de Processo Seletivo Público, no qual os estudantes devem ser aprovados em duas etapas: A primeira etapa é de caráter eliminatório e classificatório, composta de prova objetiva. Já a segunda etapa é de caráter eliminatório, composta por entrevista e/ou avaliação de habilidades. 

Para a assistente dos programas de competência e estágio, Gizele Fernandes, a conquista marca a importância do trabalho desenvolvido pelo setor. “Conquistar o prêmio significa que o Programa de Estágio do TRT-8 está no caminho certo, que todo esforço e dedicação dos supervisores e da Asdep foram reconhecidos pelos estagiários. Saber que estamos fazendo a diferença na vida dos estudantes é muito gratificante, pois o estágio é porta de entrada para a vida profissional dos jovens, proporcionando aos estudantes vivência prática, além de prepará-los para os desafios da vida profissional com estímulo para o desenvolvimento das competências que fazem a diferença no mercado de trabalho”, pontuou.

A avaliação do Programa de Estágio para a premiação foi realizada pelos próprios estagiários, com base em uma pesquisa sigilosa que contemplou diversos aspectos relacionados a boas práticas de estágio. Dentre os itens avaliados, estão: motivação, desafios, inclusão, participação e satisfação com o estágio atual.

 

Serviço

Clique aqui para conferir a premiação na íntegra.