TRT-8 promove o primeiro dia da Feira Junina
Na manhã desta segunda-feira, 20 de junho, em clima de quadra junina, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), no térreo do prédio do Fórum Trabalhista de Belém, está com a Feira Junina, com vendas de artesanato e comidas típicas. A feira funciona de 8h às 13h, até o dia 24.
A servidora terceirizada, Lais Brasileiro, já passou na feira e garantiu seu almoço. “A vinda da feira junina aqui no TRT-8 é maravilhosa! Neste mês de São João, podemos comprar comidas típicas: bolos, maniçoba, vatapá e, também, é um complemento na renda das pessoas que estão vendo. Convidados os outros servidores para participar", disse.
A feira, que ocorre entre os dias 20 a 24 de junho, conta com sete barracas, com a venda de comidas típicas do período junino e da culinária paraense, como: vatapá, maniçoba, empada, bolo dos mais variados sabores e tantos outros pratos. O valor varia de R$ 3 a R$ 25 reais.
Quem passa pelo espaço, através do olfato e do paladar, lembra das memórias afetivas da infância. Para Bruna Lima, que está com vendas de comidas e já participou da feira em anos anteriores, a feira aproxima o público com as comidas da época. “Um dos objetivos de virmos para o Tribunal é trazer as comidas típicas, comidas tradicionais também e outros tipos, para trazer essa memória através do paladar. Aqui a gente encontra o filé com queijo de búfala, tem a maniçoba, tem o filhote, tem diversas coisas, e marcar também essa volta, após 2 anos parados”, contou.
“Essa feira é ótima para gente conseguir assim levantar um dinheirinho, trabalho com outras coisas com artesanato, mas trabalho com refeições para eventos. Então ela contribui muito nesse sentido e sempre foi uma assim uma benção essa feira nas nossas vidas, esse ano ainda está um pouco lento assim o retorno das pessoas, mas foi ótimo quem está aqui maravilhoso”, concluiu Carmem Santos, que já participa da há mais de 5 anos do evento e, desta vez, está com venda de comida.
Artesanato - na parte de artesanatos, os frequentadores podem encontrar à venda, pano de preto, porta guardanapo, bonecos de pelúcia e potes decorados. As peças são feitas à mão com algodão, tecido sintético, crocher e vidro. As produções são uma forma de expressão artística das artesãs que retratam, com as imagens sacras de Nossa Senhora de Nazaré, a história de onde estão inseridas.
Segundo dona Isabel Rodrigues, mãe da servidora da 12ª Vara do Trabalho, Raquel Rodrigues, trouxe os bordados com renda e imagem sacras em pano de prato e tecidos, “Fiquei sabendo que poderia vir para mostrarmos os nossos artesanatos, eu trabalho com artesanato em tecido e trabalho com arte sacra em pedraria também. O designer é dela e eu faço a confecção das peças”, falou.
Serviço:
Feira Junina de 20 a 24 de junho
Horário: das 8h às 13h
Local: no hall do térreo do prédio das Varas do Trabalho de Belém.
Endereço: Tv. Dom Pedro I.
Forma de pagamento: PIX, cartão de crédito, débito e dinheiro.