TRT-8 inicia campanha "Novembro Azul" com incentivo ao exame PSA entre homens

Exame pode ser feito por magistrados e servidores do TRT-8
Arte com fundo branco e grafismos em azul abaixo.
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT-8), por meio da Coordenadoria de Saúde (CODSA), apoia a campanha “Novembro Azul”, iniciativa que busca promover a conscientização da importância da prevenção e do combate ao câncer de próstata. A Instituição está com uma campanha interna que visa incentivar servidores e magistrados a realizarem o PSA, exame de sangue que pode detectar anormalidades na próstata do homem. No país, esse é o tipo de câncer mais comum no sexo masculino, depois do câncer de pele.

O coordenador de saúde do TRT-8, o médico pneumologista Steven Pinheiro destaca a importância da campanha na conscientização e prevenção deste tipo de câncer. "Primeiro é importante destacar que o câncer de próstata é uma doença muito traiçoeira, porque quando aparecem os sintomas,  geralmente o quadro está bem avançado, e aí não tem mais chance de cura. Portanto, é muito importante que os homens acima de 45 anos façam o exame de sangue, que é o PSA livre total, sendo esta a primeira etapa na pesquisa de identificação do câncer de próstata", informou o médico.

 
A CODSA vai trabalhar em parceria com o Plano de Assistência à Saúde (PAS), para que os magistrados e servidores possam fazer o exame de PSA. E, se o exame der alterado, é necessário voltar na CODSA, a fim de ser encaminhado ao urologista para começar a investigação da anormalidade, conforme informou a coordenação. 

 
A coordenadora do PAS, Simone Pípolos, explica como vai funcionar a dinâmica de solicitação do exame. "Os servidores e magistrados interessados devem solicitar, a partir da próxima segunda-feira, 7, pelo site do PAS, o exame do PSA total. Este exame, inclusive, pode ser feito dentro da modalidade do "Day Clinic", onde é possível concentrar em um único dia do ano a realização de uma série de exames e consultas médicas". Acesse o site do PAS por este link.

 
O médico Steven Pinheiro, da CODSA, deu algumas orientações para quem vai fazer o exame do PSA:

 
O que não fazer nos cinco dias que antecedem o exame:
- Evitar exercícios físicos;
- Relação sexual;
- Conduzir bicicleta;
- Conduzir motocicleta;
- Andar a cavalo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Serviço: Exame do PSA total

Data: A partir de 07/11/2022

Público-alvo: Servidores e magistrados do TRT-8 acima dos 45 anos

Solicitação do exame: Site do PAS

 

#ParaTodosVerem: Arte com fundo branco e grafismos em azul abaixo. Ao lado esquerdo, um grande laço azul ocupa os dois polos da arte. Ao lado direito, acima o texto "Novembro Azul" e logo abaixo o texto "Um gesto de cuidado que salva vidas!" na cor azul. No canto inferior direito, a logo do TRT-8.