Justiça do Trabalho realiza audiências, acordos e exibição do cine "Pureza" na itinerância em Porto de Moz (PA), e fecha balanço com 15 audiências
Encerrou no último dia 16 de setembro, no município de Porto de Moz, no sudoeste paraense, mais uma ação da Justiça Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-8). A execução ocorreu por meio da Vara do Trabalho de Altamira. No segundo dia foram efetivadas audiências de dois processos que estavam em tramitação na Vara de Altamira desde 2021, com ganho de causa para dois trabalhadores, no valor de R$ 30.000,00, sendo a primeira parcela de R$ 5.000 para cada um paga no ato.
No total, foram 15 audiências de reclamações trabalhistas, sendo duas proferidas com baixas de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), 10 acordos, um arquivamento e um processo aguardando prolatação de sentença.
A juíza do trabalho da Vara de Altamira, Elinay Almeida Ferreira, coordenadora da equipe de itinerância, comentou sobre a importância de realizar pela primeira vez uma ação itinerante no município de Porto de Moz. "Foi importante não só pela presença física da Justiça do Trabalho no município -, como instrumento de pacificação social, mas também como uma oportunidade para tirar dúvidas acerca dos direitos trabalhistas e do papel da Justiça do Trabalho. Pude, também, 'sentir na pele', enquanto magistrada, a realidade que jurisdicionados e jurisdicionadas precisam fazer para buscar os seus direitos".
Durante a semana de execução dos trabalhos em Porto de Moz, os representantes do TRT-8 realizaram visitas institucionais à Câmara dos Vereadores, Prefeitura, secretarias municipais de Administração, Abastecimento e Pesca, Procuradoria, Polícia Civil, entre outros, como forma de estreitar laços a fim de fechar parcerias.
A equipe de itinerância de Porto de Moz foi formada pela magistrada Elinay Almeida Ferreira, além dos servidores Jacqueline Vasconcelos Rego, secretária de audiência, Edval Nunes, oficial de justiça e dois agentes da Polícia Judicial, Cláudio Miranda e Naldir Oliveira.
Cine Pureza -
Dentro da programação da itinerância do TRT-8 ocorrem momentos pedagógicos, em que os direitos trabalhistas são explicados aos cidadãos, em forma de palestras, bate papos e encontros. Em Porto de Moz, os moradores tiveram a oportunidade de curtir uma sessão de cinema especialmente montada para eles no salão da Paróquia de São Braz do município, com a exibição do filme “Pureza", filme baseado na história real da Pureza Lopes Loyola, que na trama é interpretada pela atriz Dira Paes. Pureza é uma mãe solo, que mora com o seu filho em uma região pobre do Maranhão, e, para mudar a realidade, o jovem decide deixar seu local de origem, onde mora com a mãe, e sai em busca de trabalho em outros lugares, e acaba indo trabalhar em uma fazenda onde é testemunha do tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados.
Confira mais fotos da Itinerância de Porto de Moz aqui.
#ParaTodosVerem: Sete pessoas lado a lado. Ao lado esquerdo, dois homens de cabelos curtos e escuros. O primeiro usa uma camisa laranja e calça jeans escura, e o que está ao seu lado usa blusa preta com flores e calça jeans escura. Logo depois, homem sorridente, de cabelos curtos e escuros, veste terno escuro, camisa social branca, gravata rosa claro e óculos de grau. Ao seu lado, duas mulheres sorridentes de cabelos escuros e longos. As duas usam roupa branca e seguram um banner com bordas brancas e fundo azul com informações da Itinerânia TRT-8. Por fim, dois homens. O primeiro tem cabelos curtos e escuros, barba, usa camisa quadriculada branca e preta, calça preta e óculos de grau com bordas escuras. Ao seu lado, homem de cabelos curtos e grisalhos, usa blusa vermelha, calça clara e um relógio prata em seu pulso esquerdo.