Dia do Assistente Social: a profissão que contribui para a manutenção do bem-estar social

Entenda as funções desses profissionais no TRT-8
Foto de assistente social na Coordenadoria de Saúde
— Foto: ASCOM8

Celebrado no dia 15 de maio, o Dia do Assistente Social faz alusão ao marco regulatório da profissão e as atividades da classe no Brasil, no ano de 1962. Atualmente, o ofício do Serviço Social é regido pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições. 

Atuando diretamente no atendimento das necessidades de crianças e adolescentes, idosos, servidores das instituições, pessoas com deficiência e afins, o Serviço Social é a profissão que visa a defesa de direitos e a promoção da cidadania em diversas áreas, como: saúde, previdência social, assistência social, educação, empresas, tribunais e gestão de pessoas. 

No Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região a função desses profissionais é de suma importância, haja vista que eles são responsáveis pelas demandas voltadas à saúde do trabalhador, a partir do desenvolvimento de ações de promoção, vigilância e perícia em saúde nos ambientes de trabalho. Além disso, é função do assistente social elaborar laudos, pareceres, estudos sociais e avaliações para subsidiar processos decisórios da gestão e médico periciais.

Segundo a assistente social da Coordenadoria de Saúde do TRT8, Thamiris Moura, a atuação dos profissionais na instituição busca somar esforços junto à equipe de saúde. “O assistente social é o profissional que tem o olhar ampliado para a questão da saúde dos servidores, que avalia não só a saúde física, mas a saúde no contexto global, considerando aspectos familiares, de qualidade de vida do trabalho e demais fatores que tratam da saúde do servidor, considerando o sujeito na sua integralidade”, destacou.  

A assistente social ainda ressaltou a importância de dar visibilidade ao trabalho desempenhado pela categoria. “Essa semana é importante para discutirmos os caminhos da profissão, e aqui no Tribunal nós estamos aproveitando esse momento para transmitir aos servidores que a profissão está aqui dentro e está de portas abertas para receber e trabalhar junto com eles na resolução das suas demandas”, finalizou Thamiris.