Cursos de dashboards são lançados no portal de ensino a distância do CNJ
Cursos de dashboards são lançados no portal de ensino a distância do CNJ
Estão abertas as inscrições para magistrados, servidores ou colaboradores do poder judiciário
Servidores, magistrados e colaboradores que trabalham nos órgãos do Poder Judiciário já podem se inscrever em dois cursos de dashboards no Portal de Ensino a Distância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os treinamentos Dashboards com Power BI e Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R são ofertados na modalidade on-line autoinstrucional, e as inscrições devem ser realizadas no próprio portal.
Power BI
Com o objetivo de habilitar os alunos para o uso do software Microsoft Power BI para análise de dados e elaboração de dashboards, a formação Dashboards com Power BI é composta por videoaulas separadas em cinco módulos de conhecimento, acompanhados de avaliações para reforçar o aprendizado. O curso tem duração total de 16 horas e inclui conteúdos como manipulação de dados, linguagem M e DAX, visualização de dados e workspace pro, e interface mobile. Não há pré-requisito para cursar a capacitação, mas a recomendação é de que o interessado tenha conhecimentos básicos em Excel.
Ao final do treinamento, o participante será capaz de realizar tarefas de análise de dados com o uso da ferramenta, tais como: leitura, tratamento e organização de dados para análise, e manipulação de dados usando medidas, colunas calculadas e dashboards.
As aulas são ministradas pelo professor Rogério de Jesus Hultmann Filho, analista de dados e estatístico no Grupo Volvo, com especialização em Data Science pela IBM e MBA em Tecnologia para Negócios (Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Big Data) pela PUCRS.
Relatórios Dinâmicos com o R
Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R é uma formação composta por videoaulas separadas em 10 módulos de conhecimento e avaliações para reforçar o aprendizado. Seu objetivo é habilitar o cursista a utilizar o software R de computação estatística e gráficos para planejar, construir e implantar dashboards baseados em {Shiny}, e produzir relatórios dinâmicos de análise de dados com {RMarkdown}.
A formação tem duração total de 40 horas e nela serão abordados temas como: Aplicação Shiny; Planejamento de um dashboard; Relatórios e criação de documentos em RMarkdown; e produção de tabelas e gráficos. Recomenda-se que os inscritos tenham conhecimento intermediário na linguagem R.
As aulas são ministradas pelo professor Walmes Marques Zeviani, do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Justiça 4.0
As iniciativas integram as ações de aperfeiçoamento funcional que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0. Os cursos de Dashboards com Power BI e de Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R integraram o segundo módulo das formações em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário, ofertadas de forma síncrona no primeiro semestre deste ano. A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Departamento de Estatística da UFPR.
Os cursos de Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário foram ofertados, na modalidade síncrona, em três módulos. No Módulo 1, ministraram-se qualificações em Python, R e Excel para Análise de Dados; e Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados. Já no Módulo 2, foram realizados os treinamentos em Dashboards com Power BI e Dashboards e Relatórios Dinâmicos com o R. No terceiro módulo, as formações são em Machine Learning e Mineração de Textos.
Os demais cursos do Módulo 1 estão sendo adaptados para o formato autoinstrucional e serão disponibilizados na plataforma de ensino a distância do CNJ até o fim do ano.
INSCRIÇÕES
Para se inscrever, acesse: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/login/index.php
Com informações da Agência CNJ de Notícias